|
Depois de garantir a vinda da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), nos anos 90, Cachoeira do Sul está novamente mobilizada em torno do ensino superior, desta vez para assegurar uma das sete regionais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que serão instaladas ainda este ano no estado. Todos os segmentos comunitários estão envolvidos no movimento.
Para viabilizar a regional, desde a iniciativa privada às instituições públicas estão engajadas no Pró-Uergs. A Prefeitura colocou a área do Patronato Agrícola de Três Vendas, com 126 hectares e distante 20 quilômetros da cidade, à disposição da universidade. O prefeito vai ceder também uma área no Porto de Cachoeira do Sul e outra, situada na Avenida Marcelo Gama, para garantir a permanência da sede regional da universidade no município. O objetivoé tornar a área um centro de pesquisa e produção, transformando o município em pólo de desenvolvimento do ensino superior da região central do estado.
Cachoeira do Sul não iniciou sua trajetória de movimentos comunitários com o ensino superior. O histórico inclui outras grandes mobilizações
SOS HCB
Desde o início do século 20, os cachoeirenses participam de movimentos em prol de seu único hospital. Graças a este espírito de unidade, o HCB já multiplicou seu tamanho e também o volume de serviços oferecidos.
Asfalto da RS 10
Hoje BR 153, foram necessários grandes movimentos para garantir a ligação asfáltica com a BR 290 e com a RST 287.
PORTO DE CACHOEIRA
A construção do Porto do Jacuí referese a uma obra projetada ainda nos anos 70 e que levou três governos estaduais, Pedro Simon (87/90), Alceu Collares (91/ 94) e Antônio Britto (95/98), para ficar pronta. Em 89, o prefeito Acido Witeck convenceu o governador Pedro Simon a repassar a área para o Município. Em 91, o deputado Júlio Cezar Caspani e o secretário dos Transportes do Estado, Matheus Schmidt, garantiram com o governador Alceu Collares a construção do ramal ferroviário até a área. Em 96, o secretário dos Transportes, José Otávio Germano, obteve junto ao governador Antônio Britto a construção do cais.
COREDE JACUÍ CENTRO
O Corede foi resultado de uma mobilização da cidade para, junto com os municípios vizinhos, formar uma região de autogestão e garantir maior força perante os projetos distribuídos pelo Governo do Estado.
ORÇAMENTOS ESTADUAIS
Cachoeira tem demonstrado grande poder de mobilização também nos mecanismos de definição dos orçamentos estaduais. Em 1998, no Plebiscito das Obras, projeto do Governo Antônio Britto, a cidade teve o maior número em todo o estado de votos proporcionais à sua população. No Fórum Democrático de Desenvolvimento, um projeto da Assembléia Legislativa que repassa ao cidadão o direito de encaminhar emendas ao orçamento, Cachoeira teve o maior número de emendas aprovadas de 1999. Cachoeira também realizou a maior assembléia do Orçamento Participativo de 2002 no Rio Grande do Sul.
TERMELÉTRICA
Uma das maiores demonstrações de apoio da história da cidade a um projeto privado. Mais de 400 veículos participaram da carreata de adesão à termelé- trica do Capané.
TRATORAÇO
Realizada em 2005, a manifestação pró-arrozeiros levou mais de 300 tratores para o centro da cidade em uma cobrança pública da orizicultura por políticas agrícolas do Governo Federal.