|
A necessidade dos produtores rurais de gerenciarem melhor suas propriedades e assegurarem financiamento para produção fez surgir no começo dos anos 80 a Cooperativa de Crédito Rural (Sicredi) de Cachoeira do Sul. Com base na experiência de associativismo, o então presidente da Cooperativa Tritícola Cachoeirense (Cotricasul), Telmo Armindo Wollmann, sugeriu a um grupo de 25 produtores a idéia de criar uma entidade cooperativa que garantisse serviços mais baratos e desse mais segurança a quem produz.
No dia 10 de fevereiro de 1982, o Banco Central oficializou a criação da Sicredi de Cachoeira do Sul, com abrangência em outros 17 municípios da região centro-leste do Rio Grande do Sul. Na ocasião, lembra o pioneiro Telmo Armindo Wollmann, as exigências e garantias feitas pelos bancos oficiais eram cada vez maiores, e em contrapartida, os financiamentos liberados, cada vez menores.
A Sicredi surgiu como alternativa ao mercado financeiro oficial, praticando taxas menores e oferecendo serviços diferenciados aos associados. A formação da cooperativa de crédito foi o próximo passo. Não foi uma experiência inédita, pois o sistema funcionava no Rio Grande do Sul desde 1902. A primeira cooperativa surgiu no município de Nova Petrópolis, na serra gaúcha.
A Sicredi Centro-leste completou no mês de fevereiro 23 anos de fundação, consolidada entre as empresas que registraram maior crescimento financeiro na região, destacou o presidente e um dos fundadores da cooperativa, Paulo Afonso Schwab. Para um dos idealizadores da Sicredi, Telmo Wollmann, o atual estágio da cooperativa comprova a credibilidade dos ideais daqueles 25 produtores que apostaram na idéia de um cooperativismo sólido e eficaz.
Quando completou 20 anos, a Sicredi Centro-leste ganhou uma nova unidade, no centro de Cachoeira do Sul, cidade onde a cooperativa foi criada. O espaço de atendimento ao associado foi ampliado em 80% e os serviços se tornaram ainda mais ágeis. Além disso, as novas instalações atenderam aos portadores de necessidades especiais, que tiveram mais comodidade ao acessar os serviços oferecidos pela cooperativa, reforça o gerente da unidade, Ney Garcia Stürmer.
A Sicredi Centro-leste no ano passado chegou a quase 9.500 associados, 3.665 só em Cachoeira do Sul.. As sobras da cooperativa em 2004 superaram os R$ 800 mil, registrando um incremento de 38% em relação ao ano anterior. 68% do bom resultado financeiro foram verificados somente na unidade de Cachoeira. Com patrimônio líquido de R$ 7,5 milhões, a Sicredi Centro-leste quer atingir este ano a marca dos 11 mil associados.
Assim como ocorreu há 23 anos, quando os produtores sentiram a necessidade de terem uma cooperativa de crédito, há cinco anos a Sicredi passou por mais uma transformação, dispensando mais atenção ao associado do meio urbano, destacou o gerente Ney Stürmer. Com isso, a cooperativa passou a oferecer serviços financeiros com taxas bem menores que as praticadas pelo sistema bancário convencional.
O mercado urbano passou a ser também foco da cooperativa, que já havia se consolidado como referência para o produtor rural, observou o gerente regional Roberto Vargas. Além de produtos e serviços de qualidade, com taxas mais atraentes, a Sicredi oferece também um atendimento diferenciado, fruto do comprometimento dos seus colaboradores, marca que o associado reconheceu ao longo destes 23 anos da regional de Cachoeira do Sul, salientou Vargas.
O sistema, criado em 1902, está espalhado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, com mais de 900 unidades de atendimento e um milhão de associados.
Quem é quem
Administração regional
DIRETORIA
-Presidente
Paulo Afonso Schwab
-Vice-presidente
Paulo Learsi P. Correa da Silva
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Efetivos
-Cyro Antonio Moraes Fischer, Carlos Sérgio Nazer Bartmann, Marco Antonio de Ávila, Bruno Jorge Spolavori, Arno Teifke, Otávio Ribacki, Flávio Avelino Koch e Reginaldo Jacques D'Ouriques
Suplentes
-Carlos Frederico Becker, Paulo Alex Falcão, Nelson Ferreira Alves, Neri Luiz Cardoso de Oliveira, Adão Vieira Nunes, Amilto Francisco Nunes, Mário Michaelsen e Adão Freitas Fonseca
CONSELHO FISCAL
Efetivos
-Marcelo de Barros Dutra, Jéferson Mallet Scheidt e Roberto Rodolfo Drews
Suplentes
-Rogério Hoerbe, Antônio Trevisan e José Erasmo de Lima Pires
GERÊNCIA REGIONAL
-Roberto M. de Vargas
GERÊNCIA DE CONTROLADORIA
-Lisiane Leipnitz
PRODUTOS E SERVIÇOS
-Depósitos à vista e a prazo
-Recibo de depósito cooperativo
-Sicredinvest
-CDB e RDB
-Fundos de investimentos
-Sicredi FIF Invest
-Fundo de Aposentadoria (Fapi)
-Cheque especial
-Cartão de crédito e débito Visa
-Crédito pessoal
-Capital de giro
-Desconto com caução de recebíveis
-Crédito rural
-Comercialização e custeio
-Investimento
-Finame (BNDES)
-Investimento a longo prazo
-Programas especiais
-Cédula de Produto Rural
-Cobrança
-Seguros (empresarial, vida, automóvel, residencial, rural e riscos diversos)
-Câmbio (ACC, ACE, remessas, financiamento à exportação e importação e cobrança)
Faça parte desta família!