|
400 jovens por ano são incorporados às fileiras do 3º BECmb
Devido à prestação do serviço militar, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BECmb) também tem sido um dos maiores investidores da região. Além da preparação do soldado, a Unidade se preocupa com a formação de cidadãos, com a qualificação profissional para o mercado de trabalho. Anualmente, em média 400 jovens oriundos dos municípios de Cachoeira do Sul, Charqueadas, Arroio dos Ratos, Minas do Leão e Pantano Grande são incorporados no 3º BECmb, destacou o comandantecoronel Carlos Alberto Maas.
A Unidade desenvolve o Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil- Soldado Cidadão (PAC), criado pelo Ministério da Defesa, que, em convênio com as entidades de ensino do Governo Federal (SEBRAE, SESC, SENAR, SENAI e SENAC), disponibiliza quase 30 cursos para os militares temporários.
Ao término do período de serviço militar, essa iniciativa permite que esses jovens cidadãos reingressem no mercado de trabalho em boas condições.
O 3º BECmb, Unidade de elite do Exército Brasileiro, foi criado em 26 de dezembro de 1917 e transferido para Cachoeira do Sul em março de 1924. Por ser de Engenharia de Exército, está diretamente subordinado ao Comando Militar do Sul, sediado em Porto Alegre. A sua estrutura organizacional é composta de cinco subunidades, tendo uma Companhia de Pronto Emprego (Força de Ação Rápida). A Unidade é dotada de um material de construção de pontes bem diversificado, com os mais variados meios de transposição que dispõe o Exército, tais como as equipagens de pontes M4T6, Bailey Uniflote, Compact 200 e Fita, a Passadeira de Alumínio e a Portada Ribbon Bridge.
O 3º BECmb presta apoio às escolas militares de formação e aperfeiçoamento na realização de estágios de instrução para cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende (RJ), e para os capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, ajuda a formar alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA), da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos (EASA), localizada em Cruz Alta (RS), dentre outros.
A Guarnição Federal de Cachoeira do Sul possui duas das mais bem equipadas unidades militares do país. Além de investir em tecnologia a serviço da defesa, o 13º Grupo de Artilharia de Campanha "Grupo General Polidoro" aposta também na modernização de seus processos, especialmente no âmbito administrativo, com a utilização dos mecanismos da qualidade total. Modelo para o resto do país, a Unidade militar sediada no município faz parte da própria história local.
13º GAC é um dos maiores empregadores de mãode- obra da região
Um dos maiores empregadores de mãode- obra na cidade e região, o Exército Brasileiro não está preocupado apenas com a instrução militar. O 13º GAC, por exemplo, além da formação militar, preocupa-se também com a qualificação da mão-de-obra. "Além de soldados, estamos formando também o cidadão", destacou o comandante da Unidade, tenentecoronel Ricardo Hampel Vicente. De acordo com o comandante, a inserção do 13º GAC no contexto do desenvolvimento municipal se dá porque a Unidade é uma consumidora em potencial de serviços e produtos da cidade. Estima-se que anualmente os dois quartéis sediados em Cachoeira do Sul injetam na economia local cerca de R$ 4 milhões. "Na medida que vamos ao mercado para comprar alimentação para os militares, material de construção e outros artigos, estamos ajudando a movimentar a economia, isso sem falar nas famílias dos oficiais e praças", salientou Vicente.
Atualmente, entre as principais iniciativas do GAC, destacam-se dois projetos de alcance social importantes: o Pelotão Esperança e Soldado Cidadão. O primeiro surgiu em 1995 e é reconhecido pela comunidade como uma das mais importantes ações comunitárias do Exército. Atualmente, o Pelotão recebe 35 menores carentes da cidade, assegurando-lhes ensino profissionalizante, alimentação, orientação cívica e religiosa, educação física, além de assistência médica e odontológica. Já o projeto Soldado Cidadão, de iniciativa do Governo Federal em parceria com o Exército, oferece oportunidades para alguns jovens que já prestaram o serviço militar realizarem cursos profissionalizantes nas mais diversas atividades.