|
A atual legislatura aprimora os canais de contato com os cidadãos
A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul encontrou uma alternativa para fazer frente à diminuição da representatividade parlamentar ocasionada pela redução do número de cadeiras no Legislativo. Para ampliar o poder de participação da comunidade, a Câmara está aprimorando o processo da Urna do Povo, instituída em 2001, para ser um dos instrumentos de consulta e participação popular. Pelo mecanismo, os cachoeirenses podem encaminhar sugestões e fazer críticas, comentários e denúncias ao Legislativo, explicou o presidente Luciano Figueiró.
Com esse mesmo objetivo, a Câmara reativou o Conselho da Cidade, projetado para ser o fórum de discussão dos temas de interesse da coletividade. O conselho constitui-se em outro canal de contato entre os cachoeirenses e o Legislativo, destacou o presidente Figueiró, afirmando que o cidadão pode utilizar com mais intensidade esses canais com os parlamentares.
Em contrapartida da redução do número de cadeiras, de 21 para 10, o Legislativo cachoeirense, aprimorando os mecanismos de participação popular, criou também o projeto Fala, Comunidade e Fala, Interior, que estão aproximando a Câmara dos bairros e populações do meio rural. O processo está dando resultados positivos, já que o mecanismo também é reconhecido pelo prefeito Marlon Santos como importante meio de contato entre o Executivo e a comunidade. "Cada bairro ou distrito possui suas próprias necessidades e reivindicações, que passam a ser conhecidas pelo Fala, Comunidade e pelo Fala, Interior", ressaltou Figueiró.
Mecanismos da Câmara
URNA DO POVO
Criada pela Resolução 011/2001, a urna se constitui em instrumento permanente de consulta e participação popular. Nela, a população pode depositar sugestões, críticas e denúncias ao Poder Legislativo.
CONSELHO DA CIDADE
Fórum de debate e decisões dos temas de interesse da coletividade. Nele estão representados praticamente todos os segmentos da sociedade.
FALA, COMUNIDADE
A Câmara mensalmente vai para os bairros da cidade ouvir as reivindicações, críticas e denúncias dos moradores.
FALA, INTERIOR
Pelo projeto, o Legislativo descentraliza suas atividades para o meio rural, se aproximando mais das comunidades do interior, a fim de ouvir suas reivindicações.
NA CÂMARA
O cidadão ainda pode exercer o direito democrático da participação, visitando a Câmara no horário de expediente, participando das sessões legislativas e utilizando a tribuna popular, de acordo com o requisito regimental. Os cachoeirenses podem ainda apresentar projetos de lei de iniciativa popular e participar de audiências públicas promovidas pelo Legislativo.
INTERNET
Os cidadãos podem utilizar também o site da Câmara de Vereadores para fazer consultas e encaminhar e-mails.
RÁDIO
Além disso, podem ouvir as sessões plenárias, que são transmitidas todas as segundasfeiras, ao vivo, pela Rádio Vida FM.
JORNAIS
O resumo da sessão e a coluna da Câmara, publicadas nos finais de semana podem ser conferidos semanalmente nos jornais.