Cachoeira do Sul é uma comunidade com história para contar. Fez parte de revoluções, gestou grandes lideranças políticas e lançou as bases de um dos maiores fenômenos econômicos deste país, a produção de arroz irrigado. Localizada no coração do Rio Grande do Sul, acumulou até o final do século 20 a condição de líder setorial orizícola, corredor do Mercosul e quarto pólo estadual de transportes.
A inconstância da política primária do país também deixou seus reflexos nesta terra, como a crise da âncora verde e um porto sem utilização. Entretanto, como o cachoeirense possui uma tradição de mobilização e o talento incondicional de sua cadeia produtiva, comercial e industrial, o município sobreviveu, modernizou-se e se vê preparado, neste novo milênio, a continuar avançando.
Mais do que uma cidade de futuro, Cachoeira do Sul é hoje uma cidade com futuro, reunindo grandes projetos na área da energia e recebendo investimentos que a transformarão em um dos maiores pólos educacionais nos próximos anos. Há um hospital que pretende ser regional, um rio que quer ser hidrovia e uma pecuária que trabalha para obter a melhor genética da América Latina.
O Anuário 2006/2007 lança um olhar sobre o futuro, um passo além da apresentação de potencialidades, mas uma perspectiva do que está neste momento sendo decidido em gabinetes, laboratórios e mentes que governam esta cidade e seus setores de atuação. Nas próximas páginas estão respostas concretas para questões básicas do cotidiano de sua gente. Esta cidade tem futuro? Cachoeira vale a pena?