Granol: indústria de óleo comestível de soja e empresa-mãe da Grandiesel, que irá utilizar soja também para fabricar biocombustível
Com a instalação da usina de biodiesel, a Granol espera provocar pelo menos uma mudança na lavoura cachoeirense, que passará a contar também com o nabo forrageiro. Planta da família das crucíferas, muito utilizada para adubação verde no inverno, rotação de culturas e alimentação animal, ela apresenta grão com teor de óleo de 30%, enquanto o da soja chega a 18%.
A cultura, na expectativa da Granol, representará uma excelente alternativa para manter a cobertura do solo durante o inverno. Planta vigorosa, com florescimento em 80 dias após a semeadura, atingindo plenitude aos 120 dias, o nabo forrageiro compete com invasoras, diminuindo gastos com herbicidas ou capinas, facilitando o plantio seguinte da soja.
O vegetal tem altura variando entre um metro e 1,80 metro e não há ocorrência de pragas (insetos não gostam de frio) ou de doenças que mereçam controle. Como adubo verde de inverno, é excelente para cobertura do solo, além de produzir grande volume de palha para a prática do plantio direto. Como toda oleaginosa, apresenta elevada capacidade de reciclar nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, desenvolvendo-se razoavelmente em solos fracos com problemas de acidez. Além disso, possui um longo período de floração (mais de 30 dias), mostrando-se muito útil à criação de abelhas, com produção de mel de boa qualidade.
BIODIESEL
Segundo a definição do Programa Brasileiro de Biocombustíveis, o biodiesel é o combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de óleos vegetais com o diesel convencional derivado de petróleo. O diesel vegetal, contudo, já está sendo chamado diretamente de biodiesel pelos técnicos, independentemente da mistura com o derivado de petróleo.
USINA
A usina para produção de biodiesel em Cachoeira do Sul já foi comprada pela Granol junto à Dedini SA Indústrias de Base. A planta tem capacidade de produção de 140 milhões de litros de biodiesel. A tecnologia permite obter um produto final com as mesmas especificações feitas pelas normas norte-americanas e européias, mais exigentes que as brasileiras.
ARROZ
O arroz, plantado em áreas irrigadas à margem de rios e arroios ou próximas de açudes, não sofrerá a concorrência das lavouras que vão abastecer a indústria cachoeirense de biodiesel.