Gado hereford da Fazenda Irapuá, de Cachoeira do Sul. Junto com seu proprietário, o diretor da Rede Globo Willy Haas (foto menor), a fazenda está levando o nome de Cachoeira no meio pecuário nacional. Em 2005, conquistou o título de melhor criatório do Brasil pela Associação Brasileira de Hereford e Bradford
Em 2001, quando iniciou as atividades pecuárias em Cachoeira do Sul, Willy Haas Filho foi buscar em Bagé, berço do hereford no Rio Grande do Sul, os primeiros animais para formar o seu plantel. Depois de apenas cinco anos, a Fazenda Irapuá exporta seus bovinos para aquele município, além de Aceguá, Dom Pedrito, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel e Pantano Grande, entre outros destinos. Mais do que isso, a cabanha é considerada o melhor criatório da raça no país pela Associação Brasileira de Hereford e Bradford (ABHB).
Segundo o proprietário, tudo é resultado da adoção de um sistema de ciclo completo, que contempla cria, recria e terminação dos animais de um modo mais intensivo e profissional. Sobre a genética gaúcha daquelas matrizes pioneiras, Willy Haas Filho lembra que foram feitos cruzamentos no sentido de alcançar um produto de rápida terminação a campo, pesados, com excepcional quantidade de carne e adaptados a diferentes condições de ambiente. O hereford ainda apresenta um temperamento bastante calmo, o que permitiu sua pastagem em restevas agrícolas, sem a necessidade de aramados tradicionais.
Recentemente, o criador fez um grande investimento (cerca de 40 mil dólares) visando uma qualificação genética ainda maior do seu rebanho hereford, hoje composto por aproximadamente mil cabeças. Após uma ampla pesquisa, a Fazenda Irapuá foi ao Uruguai e voltou com 26 vaquilhonas puras de origem (PO), todas prenhas. As matrizes vieram das cabanhas San José del Yaguary, Las Anitas e Carablanca, que estão entre as mais renomadas da raça naquele país. As crias, nascidas em julho de 2006, devem se tornar reprodutores e fêmeas de altíssima qualidade e estarão à disposição dos pecuaristas nos próximos anos.
• A Fazenda Irapuá está instalada desde 2001 em Cachoeira do Sul, onde possui unidades nos distritos de Geribá e Capané. Antes, desenvolvia atividades criatórias em São Sepé. Mesmo não tendo tradição na pecuária, Cachoeira foi escolhida por dois motivos: “Um foi meu retorno à cidade onde nasci e passei um bom período de minha vida; outro, a sua excepcional posição geográfica no centro do Rio Grande do Sul”, revela Willy Haas Filho, lembrando que encontrou disponíveis, na ocasião da compra, campos com excelente qualidade de solo, bastante água e localização privilegiada. Atualmente, a cabanha também conta com propriedades em Santana da Boa Vista e Bagé.
• Além da primeira posição no ranking da Associação Brasileira de Hereford e Bradford (ABHB), a Fazenda Irapuá também recebeu o prêmio The Best da revista AG Leilões, do grupo A Granja. A distinção é um reconhecimento ao melhor criatório de gado hereford do país..