Projeto Ciesc A leva alunos no turno inverso ao escolar para praticar atividades físicas e culturais
Cachoeira do Sul tornou-se pioneira nos últimos anos em dois princípios interligados ao grande objetivo nacional de oferecer mais educação e manter as crianças por mais tempo dentro da escola. O primeiro princípio é o uso do turno inverso ao da escola para proporcionar mais ensino e convivência. Para atingir essa meta, a Prefeitura instituiu o projeto Circuito Integrado de Esportes e Cultura, o Ciesc. O segundo, o aumento do tempo de permanência na escola, veio com a consolidação, também por iniciativa da Prefeitura, do ensino de nove anos, desdobrando a primeira série em dois anos e investindo forte contra a repetência dos primeiros anos escolares.
Os dois projetos foram implantados sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. O Ciesc, implantado em 2005, beneficiou somente no primeiro ano mais de 1,5 mil crianças e jovens, número ampliado em 2006 para dois mil participantes. A idéia da Prefeitura é que, futuramente, todos os estudantes da rede municipal na área urbana aproveitem a oportunidade de praticar vôlei, futsal, basquete, handebol, dança moderna, natação, musculação e atletismo, além de terem aulas de artesanato, inglês e informática no turno inverso ao da escola regular.
A partir de 2007, outras oficinas passarão a ser disponibilizadas no turno inverso ao da freqüência na escola, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores pelos menores, fazendo Cachoeira adotar, ainda que informalmente, a educação em tempo integral. “Nossa intenção é melhorar não apenas a qualidade de vida dos alunos da rede municipal, mas das famílias a que pertencem e das comunidades onde vivem”, diz o prefeito municipal, autor do projeto, Marlon Santos.
Há de se salientar a importância das entidades e empresas cachoeirenses que atuam como parceiras do poder público nessa iniciativa, garantindo aos estudantes atividades que, em grande parte dos casos, estariam fora de seu alcance. Desde 2005, são parceiros da Prefeitura no Ciesc o Colégio Barão do Rio Branco, a Sociedade Rio Branco, as academias Kaufmann e Tonho Natação, o 13º Grupo de Artilharia de Campanha e a TNSG. Em 2006 ingressaram a Academia Garcia (aulas de musculação e condicionamento físico), A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (curso de língua inglesa) e a Sociedade União Cachoeirense (sede campestre).
A participação nas atividades esportivas e culturais do Ciesc é restrita aos estudantes das escolas da rede municipal de ensino. Os interessados precisam da autorização escrita dos pais, que participam de uma reunião para conhecer melhor a proposta e devem se comprometer a incentivar os filhos a não faltarem às oficinas. Todos os alunos têm transporte gratuito até o local das atividades, lanche e uniforme.