Uma das grandes iniciativas educacionais de Cachoeira do Sul foi a implantação, como plano-piloto a partir de 2004 e em toda a rede municipal de ensino em 2005/2006, do ensino fundamental de nove anos. Cachoeira do Sul faz com que sua rede municipal se aproxime dos sistemas utilizados em países de primeiro mundo, onde o tempo de permanência dos estudantes nas escolas é mais longo. Com isso, se aposta na melhoria da qualidade de ensino, pois os alunos passam a ter dois anos para serem trabalhados no desenvolvimento de habilidades e aptidões e apresentados ao mundo das letras.
A adoção da nova fórmula de ensino levou todos os 23 educandários da rede municipal - envolvendo em torno de cinco mil estudantes - a contarem com turmas de pré-alfabetização (antigo pré), alfabetização (primeira série) e de segunda a oitava série. As crianças entram na escola com seis anos, cumprindo o que determina a legislação federal. Outras redes ainda não são obrigadas a oferecer o ensino de nove anos, mas Cachoeira do Sul se antecipou a uma lei que irá vigorar a partir de 2010.
Provão para alunos concluintes do ensino fundamental: novíssima e importante ferramenta para avaliar o conjunto da educação oferecida na rede municipal
CENTRO MULTIFUNCIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
• Recém-inaugurado junto à Praça Honorato Santos, oferece atendimento aos estudantes portadores de necessidades especiais, visando facilitar seu processo de inclusão nas escolas da rede municipal de ensino. Também desenvolve atividades com professores e pais desses alunos.
MOSTRA DE TRABALHOS PEDAGÓGICOS
• Aberta a toda a população, a exposição de trabalhos executados em sala de aula pelos alunos acontece anualmente na Feira Livre Municipal.
PROVÃO
• Criado em 2005, o sistema de avaliação de conhecimentos gerais foi oferecido somente para alunos das séries finais do ensino fundamental, tendo como público-alvo estudantes de oitava série. Em 2006 poderá ser prestado também por turmas de séries iniciais, especialmente de quarta série.
PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS
• Projeto que está sendo introduzido em escolas do meio rural e que envolverá toda a comunidade. De acordo com o solo do local, o clima e a variedade, os alunos escolherão e plantarão árvores frutíferas junto aos educandários. Acompanharão seu desenvolvimento e, juntamente com os pais e moradores vizinhos, cuidarão da planta.