Paternidade responsável e planejamento familiar sob liderança do MP
Uma das mais importantes iniciativas comunitárias visando o bem-estar das crianças tomadas nos últimos anos em Cachoeira do Sul é o Comitê de Planejamento Familiar (CPF). A idéia lançada pelo Ministério Público - e abraçada pelo poder público, clubes de serviço e entidades - está mobilizando a cidade para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente a parcela mais carente.
O trabalho é voltado ao encontro de alternativas que permitam lares mais estruturados e as conseqüências benéficas que essa conquista trará. A principal estratégia adotada pelo grupo inclui a realização gratuita de vasectomias e laqueaduras de trompas. Para que as cirurgias possam ser oferecidas, no entanto, é preciso que o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) se credencie junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, quando os médicos julgam necessário, o procedimento nas mulheres já é feito sem a cobrança de nenhuma taxa - os profissionais não recebem nada e a casa de saúde paga os materiais utilizados.
“Queremos, no entanto, possibilitar o aumento no número dessas cirurgias, que são rápidas e simples”, destaca o presidente do CPF, Dalnei Santiago, apostando que a medida resultará em redução do número de crianças mendigando moedas em frente a supermercados, igrejas e restaurantes. Ele reconhece, no entanto, que esse e outros efeitos positivos somente serão sentidos a médio prazo. Toda a temática trabalhada pelo CPF, explica ele, é complicada e tem raízes em outras gerações.
Um bom exemplo disso é a esmola, que merece uma atenção especial do comitê. Através da comissão de paternidade responsável, o CPF desenvolve uma campanha que visa desestimular os cachoeirenses a darem moedas para os menores pedintes. Essa prática, ao invés de contribuir para solucionar o problema social, acaba aumentando-o. Para conscientizar a comunidade, foram confeccionados folders, adesivos, camisetas e moletons que estão à venda no Ministério Público e Conselho Tutelar para arrecadar dinheiro para as ações do comitê.
• Em julho, a Sociedade Rio Branco recebeu o 1º Encontro do Comitê de Planejamento Familiar (CPF) de Cachoeira do Sul. Promovido em parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o evento serviu para que o grupo apresentasse seus objetivos a professores das redes pública e particular, que passaram a ser os multiplicadores das ações da equipe. Do encontro saiu a idéia de se levar palestras às escolas sobre o planejamento familiar.
Os telefones para denunciar mendicância infantil:
• Conselho Tutelar: 3724-6109 e 3724-6108
• Plantão do Tutelar: 9864-4759
• Brigada Militar: 190
• O Comitê de Planejamento Familiar (CPF) de Cachoeira do Sul foi objeto de trabalho apresentado na 1ª Mostra Nacional de Vivências Inovadoras na Gestão do Sistema Único de Saúde (Expogest), em Brasília, no começo de junho de 2006. O projeto foi preparado por Andréa Corrêa Santos, coordenadora dos programas municipais de saúde, e Marília Corrêa Lenz, da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde.