Afluente e majestade: o Jacuí é um dos rios mais importantes do Rio Grande do Sul e hidrovia-corredor do Mercosul
A realização de passeios turísticos pelo Jacuí tem tudo para ser uma atividade integrada ao Trem dos Pampas, projeto que prevê viagens ferroviárias entre os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo, com a utilização de uma antiga maria-fumaça. A opinião é do diretor de novos negócios da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc) da Capital Nacional do Arroz, Ronaldo Tonet, que não perde a esperança de ver aproveitado o potencial que o rio apresenta nessa área.
Há alguns anos, o empresário coordenou um trabalho que conseguiu a adesão de outros municípios banhados pelo Jacuí à idéia de criar um roteiro turístico entre Cachoeira e Porto Alegre, passando por Rio Pardo, Pantano Grande, São Jerônimo e Triunfo. Só que as trocas de administração, tanto nas cidades como no estado, fizeram com que todas as conversações precisassem ser reiniciadas. “Além do que, os governos enfrentam um questão crônica de falta de recursos”, acrescenta.
Segundo Ronaldo Tonet, proprietários de barcos de outras cidades já manifestaram interesse à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de explorar o serviço de passeios pelo Rio Jacuí. Como o turismo também é uma atividade econômica, ele destaca que precisará haver demanda para que investimentos sejam feitos. “A cidade tem que se manifestar a respeito, mostrando seu interesse pelo projeto”, conclui o diretor da Cacisc.
Os passeios pelo Rio Jacuí poderiam ser feitos até Rio Pardo ou de volta a Cachoeira. A outra metade da viagem incluiria a utilização do Trem dos Pampas, projeto que está sendo tocado para reunir os dois municípios num roteiro ferroviário. Também há alternativa de ser oferecido pernoite em uma das cidades, estendendo o programa para um final de semana inteiro.
Ronaldo Tonet pensa que não são necessárias grandes obras para permitir os passeios fluviais. Seria preciso um terminal para embarque e desembarque dos passageiros, com banheiros e área de espera e, talvez, conforme a procura, uma lancheria ou restaurante. Proceder o desassoreamento em toda a extensão do rio percorrida nas viagens é, no seu ponto de vista, algo secundário. “O Jacuí é bonito por natureza”, finaliza ele.