Cachoeira do Sul conta com a qualidade e credibilidade dos serviços do Sicredi desde 1982, mas o ano de 2006 tornou-se decisivo para a expansão do sistema na cidade, com a inauguração da nova unidade de atendimento na zona norte. No município está sediada a regional Centro Leste, que abrange mais 17 municípios, já estando presente em sete deles, Guaíba, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul e São Jerônimo.
A principal meta do Sicredi Centro Leste RS é até 2010 instalar unidades de atendimento em todos os 18 municípios em sua área de ação. De acordo com o gerente regional Roberto Vargas, a cooperativa também visa estar mais presente na preferência da comunidade do meio urbano. Entre os diferenciais que o sistema oferece aos seus associados estão: isenção de taxa de manutenção de contas, menores taxas de juros do mercado no crédito e retorno das sobras no final do ano de acordo com o movimento do associado. "Nós nos relacionamos 24 horas por dia com nosso associado, pois ele é dono e como tal tem o direito de acompanhar tudo o que acontece na cooperativa", salientou Vargas.
SOBRAS - Como cooperativa, o resultado do negócio, as sobras, retornam diretamente ao associado na distribuição de final de ano ou indiretamente através de menos juros nas operações de crédito, menores tarifas do mercado e melhores taxas no rendimento das aplicações. "Nossa missão é agregar renda ao associado, pois julgamos ser o maior diferencial que o sistema apresenta", comentou Vargas.
O Sicredi administra R$ 5,5 bilhões em recursos, com um patrimônio líquido de mais de R$ 1 bilhão. Em maio de 2006, atingiu a quantia de um milhão de associados, credenciando-se como uma das 10 maiores instituições financeiras do Brasil em números de clientes, no caso do Sicredi, associados. Somente a regional Centro Leste RS possui 12,5 mil associados.
O sistema Sicredi está presente hoje em 10 estados brasileiros, através de cinco centrais estaduais. Essas centrais são formadas pelas 126 cooperativas regionais, a exemplo da Centro Leste, que por sua vez são compostas pelas unidades de atendimento. Hoje, já são 892 unidades espalhadas pelo Brasil, além de 77 caixas de atendimento avançado.
O Sicredi está sempre em busca de novidades para oferecer um bom atendimento aos seus associados. Hoje, suas unidades de atendimento possuem na totalidade todos os produtos e serviços financeiros. Suas últimas inovações são Sicredi Internet, onde o associado pode consultar, movimentar, pagar contas, enfim, realizar todo tipo de serviços financeiros, e o cartão múltiplo do Sicredi, que fará as funções de débito e crédito, com rede própria, onde o associado poderá optar como deseja pagar, também com limites de crédito pré-concedidos. "Vamos criar também o Núcleo Cooperativo Empresarial com a finalidade de estabelecer um canal mais eficiente de negócios com as empresas", observou Vargas.
“A maior razão do sucesso do Sicredi são as pessoas que fazem parte da nossa cooperativa. Essas pessoas são nossos colaboradores, diretores, conselheiros, coordenadores de núcleo e nossos associados. Juntos formamos uma grande família”
Administração regional do Sicredi Centro Leste RS
O Sicredi inaugurou em setembro de 2006 sua oitava unidade de atendimento da regional Centro Leste RS na zona norte de Cachoeira do Sul. A nova unidade de atendimento presta todos os tipos de serviços financeiros aos seus associados, inclusive com caixa eletrônico funcionando das 6h às 22h, sendo totalmente independente da unidade Centro. A nova unidade de atendimento conta com cinco profissionais comandados pela administradora Sandra Morschel. Sua estrutura possui 250 metros quadrados e está preparada para futuras ampliações.