Os novos filões do mercado
As empresas de Cachoeira do Sul estão bem no que diz respeito à digitalização. Na avaliação do secretário municipal da Indústria e Comércio, Homero Tatsch, a rede financeira da cidade é que está melhor inserida na era digital, adotando sistemas modernos, rápidos e eficientes. No setor empresarial destacam-se, entre outras, empresas como a metalmecânica Screw, a Agropertences, o Engenho Treichel e a Gráfica Jacuí.
O mercado de serviços para a terceira idade não pára de crescer. Os maduros estão ingressando com força também no mundo virtual. É um filão que está exigindo atenção especial das empresas, explicou o empresário Homero Tatsch. Quem ingressou na chamada terceira idade acessa cada vez mais a internet, faz compras virtuais, aciona serviços pelo computador e consome mais produtos de informática, revelou.
No outro extremo também há outro filão de mercado a ser explorado. As novas gerações já estão nascendo na era digital e, portanto, serão virtuais usuários e consumidores desse mercado. Os games e a internet são filões inesgotáveis, observou Homero Tatsch.
UAB
A Universidade Aberta do Brasil (UAB), pólo de Cachoeira do Sul, oferece acesso gratuito aos estudantes do ensino a distância. A Prefeitura pretende implantar um laboratório de informática no mesmo prédio onde funciona a instituição, na curva da David Barcelos.
Casa do trabalhador
Há um ponto de acesso grátis à internet, mantido pela Prefeitura Municipal, que pode ser utilizado durante o horário comercial
Biblioteca municipal
Os cachoeirenses podem acessar gratuitamente a internet nos computadores da Biblioteca Pública Municipal, junto à Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, na Rua 7 de Setembro.