Consciente de seu papel na comunidade, a Unimed Centro-RS está cada vez mais inserida à vida da cidade, desenvolvendo projetos importantes nas áreas de meio ambiente, trabalhos sociais, ética e cidadania. As atividades, que envolvem todos os colaboradores da cooperativa, fazem parte do planejamento estratégico, explicou o gerente da Unimed, Gilson Marques da Silva. Os projetos de alcance comunitário são desenvolvidos também nos demais municípios de abrangência da cooperativa e beneficiam milhares de pessoas. "Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento das comunidades", destacou Gilson, salientando que os projetos visam o futuro e uma melhor qualidade de vida para todos. Anualmente, a Unimed Centro-RS promove ações para identificar as principais necessidades e carências da comunidade. Isso é feito por meio de dados obtidos junto ás entidades assistenciais, de matérias jornalísticas ou com base na manifestação das instituições de atendimento social. No que se refere ao meio ambiente, a Unimed Centro- RS possui uma equipe, conhecida como Alta Performance (AP), que ajuda no trabalho de conscientização da necessidade de preservar a natureza. "Quanto à operacionalidade da cooperativa, não são identificados impactos negativos na sociedade ou no meio ambiente", detalhou o gerente. Todo o lixo gerado nos processos produtivos da Unimed é devidamente destinado. "É lixo hospitalar e resíduos comerciais, que recebem tratamento especial", destacou Gilson.
Conciência Ambiental
Atividades da Unimed Centro-RS
Alta Performance
A equipe AP 017 ajuda a conscientização da necessidade de preservação e, internamente, previne o impacto negativo das atividades da cooperativa no meio ambiente.
Programa Eco-nomizar
O grupo, formado por colaboradores da Unimed, incluindo os médicos, promove encontros e palestras, voltados à economia de água e energia. A idéia é difundir cada vez mais a consciência da economia a fim de evitar abusos, como desperdício de água, por exemplo.
Responsabilidade social
A equipe 018 envolve o grupo de colaboradores responsável que atua diretamente junto às comunidades, desenvolvendo atividades e palestras voltadas à preservação dos recursos naturais e abordando temas importantes, como coleta seletiva do lixo nos mais diversos departamentos da cooperativa. O grupo repassa orientações sobre o procedimento correto e seguro de recolhimento e destinação do lixo hospitalar. No setor de lixo orgânico, a equipe utiliza uma composteira para reaproveitar os resíduos. O papel utilizado pela Unimed é todo reciclado.
Desde 1995 a Unimed de Cachoeira do Sul adota como procedimento interno a coleta seletiva, demonstrando que esse sistema é viável e poderia ser implantado também por outras empresas e na própria cidade. De acordo com o gerente Gilson Marques da Silva, cada colaborador é responsável pela destinação de cada resíduo ao respectivo recipiente. Todos os departamentos da cooperativa possuem lixeiras próprias para papel, plásticos, vidros, material orgânico e não reciclável. Os recipientes são identificados por meio de cores: azul (papel), vermelho (plástico), marrom (orgânico), verde (vidro) e cinza (não reciclável).
Bairros
A equipe 018 atua nos bairros da cidade, realizando atividades que atendem as necessidades das entidades no que se refere à cultura e informação sobre saúde. Os encontros sempre envolvem os colaboradores e cooperados.
Turma Boa de Sangue
A iniciativa foi adotada em 2006 com a finalidade de ajudar a manter os estoques do banco de sangue. Hoje, metade dos colaboradores da Unimed Centro integra a Turma Boa de Sangue, que regularmente faz doações ao Hemosul.
Bosque Unimed
A proposta tem a finalidade de chamar a atenção da comunidade para os reflexos do efeito estufa, o aquecimento global provocado pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Cada colaborador da Unimed plantou uma árvore e terá a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento dela. Além disso, anualmente a cooperativa planta uma árvore para cada novo cliente adquirido.
Pelotão Esperança
O projeto é desenvolvido em parceria com o 13º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e envolve 35 meninos entre 12 e 14 anos, indicados pelo Conselho Tutelar. “Os meninos recebem orientações sobre suas responsabilidades cívicas e sociais, comprometidos com a escola e o bom comportamento”, explicou o gerente. O objetivo é formar cidadãos dignos e honrados, o que seria praticamente impossível na realidade em que os menores vivem.
Comitê Educativo
As atividades são realizadas em cima de valores, definidos como metas, como honestidade de propósitos, transparência de ações, ética nas relações e satisfação dos clientes, dos cooperados, dos fornecedores, dos colaboradores e da comunidade. A meta é desenvolver a cooperação como método contínuo. Os novos colaboradores passam por processos de integração à cooperativa, explicou o gerente. Essa tarefa cabe à equipe AP 041, de recursos humanos, que a desenvolve desde 2002. Os colaboradores são contratados de acordo com critérios do manual de gestão e recrutados de acordo com o conhecimento, capacidade técnica, postura ética, envolvimento social e profissionalismo, sem discriminar credo, sexo, cor, raça ou condição social.