Em 2008, o maior evento orizícola da América Latina e o segundo maior do mundo, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) de Cachoeira do Sul, completará 15 edições. Transformada também em importante encontro de negócios, a feira acontecerá entre 24 de maio e 1º de junho, mantendo a categoria de maior pólo de tecnologia e lançamentos do setor orizícola no continente americano. A feira ganhou visibilidade internacional nas últimas décadas, tanto que vai encerrar 2007 com 90‰ dos espaços para a 15ª edição comercializados, destacou o presidente Érico Razzera. A expectativa é que o público em 2008 seja superior ao que visitou o parque da Fenarroz na edição passada, em 2006, quando 143 mil visitantes passaram pelos 300 estandes, que fecharam negócios na ordem de R$ 120 milhões. Durante a 14ª edição, a Fenarroz firmou-se também como importante vitrina de novidades. Os lançamentos e novidades para a lavoura orizícola vieram de diversos continentes e de países como França, Suíça, Inglaterra, China, Estados Unidos, entre outros. O presidente da feira estima que para 2008 o volume de negócios será ainda maior e o volume de lançamentos também. "As grandes empresas fazem segredo em torno dos lançamentos por uma questão de mercado", explicou Razzera. Mesmo assim, a 15ª Fenarroz manterá o status de maior centro difusor de tecnologia, máquinas, equipamentos, logística e insumos para a lavoura orizícola do continente. Cachoeira do Sul, na região central do estado, se transforma em cenário para os principais lançamentos na área de preparo, plantio, colheita e industrialização do arroz, um dos grãos mais consumidos no mundo.
DEBATES
Com a Fenarroz, a cada dois anos a cidade se transforma no pólo de discussão da cadeia orizícola, políticas de comercialização, lançamentos mundiais dos grandes fabricantes de máquinas e equipamentos e as mais modernas técnicas para beneficiamento, seleção e empacotamento do cereal.
PARQUE DA FENARROZ
Área total de 10 hectares
Pavilhão de exposições com 1.857,60 metros quadrados de área locável
20.558,40 metros quadrados de área externa para expositores
Auditório para 200 pessoas
Ginásio de eventos com capacidade para 6.000 pessoas
3 restaurantes
6 lancherias internas
12 lancherias externas
Estacionamento para 700 veículos
Área coberta para remates
Boxes para animais
Pista de provas campeiras
A Evolução da Feira
A cada edição a Fenarroz se consolida como grande evento de negócios, movimentando milhões de reais e também a cadeia do agronegócio. A perspectiva é que a 15ª edição seja festiva não só pelo fato da feira estar completando 15 edições, mas também pelo momento de recuperação que passa o setor orizícola.
Com estrutura capaz de atender bem os expositores, a Fenarroz de 2008 vai se confirmar também como grande evento orizícola do continente e o segundo maior do mundo, destacou o presidente Érico Razzera. "Vamos fazer uma feira digna do grande potencial que representa a produção orizícola", destacou. O dirigente estima que o volume comercializado e também a movimentação de público superem ao que foi registrado na edição de 2006.
O maior evento de Cachoeira do Sul foi criado inicialmente para assinalar com festa a crescente produtividade das lavouras de arroz e as indústrias do setor instaladas no município. Era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita do cereal e o sucesso da produção.
Nas primeiras edições, a feira tinha características de festa. Com o passar dos anos, a evolução global da economia forçou uma adequação do perfil da Fenarroz, que se adaptou aos novos momentos, se transformando, naturalmente, em Feira Nacional do Arroz.
Atualmente, as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo guardam sob segredo industrial suas máquinas, equipamentos e implementos para apresentarem aos clientes durante a Fenarroz.
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente de honra: Marlon Arator Santos da Rosa
Presidente: Érico Razzera
Vice-presidente-geral: Luís Alberto Silva
VICE-PRESIDÊNCIAS
Institucional: José Benemídio Almeida
Social: Lauro Lima
Patrimônio: Ivo Pötter
Pecuária: João Augusto Costa e Silva
Indústria e comércio: Orlando Carlos Thoma
Jurídico: Nilton Santos
Construção e planejamento: Alfredo Schiefelbein
Segurança: Francisco de Paula Vargas Jr.
Cultural e shows: Mariele Schiefelbein
Orizícola: Jaceguay Barros
DIRETORES
Social: Clari Maria Brum Lima
Patrimônio: Carlos Roberto Maciel Núcleo de divulgação: Édson Moraes
Cerimonial e protocolo: João Bosco Dihl
Financeiro: João Höerbe
Orizícola: José Patrício Mello de Freitas
Relações institucionais: Acélio Muratt
ASSESSORIAS
Social: Suzana Mallmann
Imprensa: Mário Martins
SECRETÁRIO
Renê Elesbão