90 ANOS DE HISTÓRIA
O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb) tem as suas origens no 3º Batalhão de Engenharia (3º BE), criado no ano de 1917, na cidade de São Gabriel (RS). O Dr. Aníbal Loureiro, intendente do município cachoeirense, em uma visão política avançada conseguiu junto ao Ministério da Guerra que a sede do 3º BE fosse transferida para Cachoeira do Sul. Com a ocupação do novo aquartelamento, no ano de 1924, ocorre a ligação definitiva com a cidade.
Desde então, o 3º BE Cmb vem traçando a sua brilhante trajetória, cumprindo as mais diversas missões, demonstrando sempre o alto grau de profissionalismo de seus integrantes.
Atualmente, o Batalhão é composto por aproximadamente 770 militares, sendo um dos maiores investidores e empregadores da região. Anualmente, são incorporados 350 jovens em suas fileiras para prestarem o serviço militar. Neste período, além das atividades da caserna, a Unidade se preocupa com a formação e com a qualificação profissional para o mercado de trabalho, realizando diversos convênios com entidades de ensino do Governo Federal (SESC, SENAR, SENAI E SENAC), disponi-bilizando cursos para que esses jovens cidadãos reingressem no mercado de trabalho em boas condições.
Considerada uma Unidade de Elite pelo Exército Brasileiro, o 3º BE Cmb é o maior e mais completo Batalhão de Engenharia do Brasil. Dotado de um material de construção de pontes bem diversificado, possui os mais modernos meios de transposição em uso, destacando-se: a equipagem de ponte de painéis Compact 200, modelo padrão da Organização das Nações Unidas (ONU) para as missões de força de paz no mundo, e a portada Folding Float Bridge FFB 2000 Krupp, de origem alemã e com um moderno sistema de lançamento que economiza tempo e o efetivo para sua operação.
O 3º BE Cmb também teve a oportunidade de levar o nome de Cachoeira do Sul para o mundo, participando nos anos de 2004 e 2006 dos contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz para a Estabilização do Haiti. Nessa ocasião foi mais uma vez demonstrado o valor dos militares destes pagos, que contribuíram de forma significativa para o bom cumprimento da missão.
No ano de 1965, uma forte enchente destruiu a ponte rodoviária Engenheiro Noronha, sobre o Rio Pelotas, no Passo do Socorro, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, isolando este último do resto do país. O 3º BE Cmb lançou duas pontes de equipagem, sendo uma do modelo B4-A1 e a outra do modelo Bailey, restabelecendo, desta forma, o tráfego desse importante eixo rodoviário.
No ano de 1994, o Batalhão montou uma ponte de equipagem modelo Bailey sobre o Rio Taquari, restabelecendo o tráfego na BR 386 entre os municípios de Lajeado e Estrela.
No ano de 2003, o Batalhão montou uma ponte de equipagem modelo Bailey sobre o Arroio Barriga, no município de Novo Cabrais, restabelecendo o tráfego na RST 287. Nessa oportunidade passaram mais de 76.000 veículos sobre a ponte.
O ano de 2007 foi marcado por fortes chuvas no mês de março, que causaram grande destruição na região nordeste do estado. O Batalhão prestou socorro aos municípios de Mampituba, Maquiné, Três Cachoeiras, Itati e Três Forquilhas. A missão foi cumprida com emprego de equipamentos de engenharia e os trabalhos realizados permitiram àqueles municípios a retomada do desenvolvimento.
Na cidade de Sertão Santana foi efetuado o lançamento de uma ponte de equipagem modelo Bailey, em substituição temporária à ponte existente, que foi destruída. Permitindo assim o escoamento da produção local.
Em Cachoeira do Sul, após a cheia do Rio Jacuí no més de outubro, o 3º BE Cmb, em parceria com a Prefeitura, realizou a reconstrução de diversas pontes de madeira, restabelecendo as ligações das vias de acesso do interior do município.