O Grupo Vieira da Cunha orgulha-se de apresentar a edição do Anuário Cachoeira do Sul 2008/2009, um documento que comprova a fase de crescimento e desenvolvimento de Cachoeira do Sul e todas as perspectivas positivas para o município a partir de 2009. São cenários reais e projeções que garantem uma expectativa histórica para a cidade, capaz de acelerar novas esperanças e de resgatar o orgulho aos cachoeirenses e seus empreendedores.
Nunca Cachoeira arrecadou tanto. A ascensão no ranking de arrecadação de ICMS mostra que a economia da cidade vive um momento mágico. Nunca Cachoeira consumiu tanto, o que demonstra a estabilidade econômica da comunidade e a certeza para um crescimento ainda maior nos próximos anos. Nunca a Prefeitura teve tanto dinheiro para investir. O orçamento duplicou em quatro anos e será de mais de R$ 100 milhões em 2009. Só em obras públicas estão previstos R$ 12 milhões.
Nunca Cachoeira gerou tantos empregos. O balanço do cadastro geral de empregos - o Caged - mostra uma estabilidade em um município que só nos anos 90 perdeu dois mil postos de trabalho e que agora assiste ao despertar de seus gigantes: a Centralsul voltou a funcionar com a Granol e a Grandiesel, empresas que estão ajudando a mudar o perfil econômico do município, a navegação pelo Rio Jacuí está retornando, o porto já tem projeto de utilização, o asfaltamento da Volta da Charqueada está em fase de licitação. E mais: o Governo do Estado prometeu a conclusão da Estrada Cachoeira/Rio Pardo e a sede do novo Fórum já domina a paisagem do Bairro Santo Antônio.
O momento excelente é completado por uma comunidade pronta para absorver novas empresas, incentivar a ampliação das que já estão em atividade e projetar a chegada de novos pólos. O Anuário Cachoeira do Sul 2008/2009 vai mostrar nas próximas páginas quem é o cachoeirense, como ocorreu a formação da comunidade, as influências e etnias e a capacidade desenvolvida pela histórica e moderna ao mesmo tempo Cachoeira do Sul.