Rio Jacuí volta a significar uma via econômica para Cachoeira
A barcaça chama-se Aliança II e o momento é histórico. Com este cenário a embarcação deixou o ancoradouro da Cesa em Cachoeira do Sul em direção ao Porto de Rio Grande para quebrar um estigma de 18 anos sem utilização da hidrovia do Rio Jacuí para cargas a partir de Cachoeira. Carregando 830 toneladas de arroz da Coriscal e exigindo o fechamento das comportas da Barragem do Fandango e das demais barragens até Porto Alegre para subir o nível da água, a retomada da navegação fez acordar um dos gigantes do município, o Rio Jacuí, que ao lado da Centralsul, reativada pela Granol, e o cais do porto, já nos planos da Aracruz, forma o trio de grandes esperanças econômicas da cidade.
Não foi fácil proporcionar esta primeira carga, que acaba com o jejum de quase duas décadas. O feito exigiu o esforço da Cesa e da Coriscal em parceria com a Navegação Aliança em uma operação de apenas 10 dias, mas que resumiu um sonho de pelo menos 40 anos. Este primeiro transporte comprovou também a navegabilidade do Jacuí. Mesmo assim, o Governo do Estado se comprometeu em retomar em 2009 as obras de dragagem do rio, além de dotar a hidrovia de sinalização.
A expectativa da Coriscal é transportar anualmente cerca de 40 mil toneladas usando o Rio Jacuí. A operação da navegabilidade é a prova de que o rio pode, sim, ser usado como meio de transporte e escoamento de produção. Mais ainda poderá fazer a Granol, empresa que beneficia soja para sua usina de biodiesel, a Grandiesel. Estima- se que a Grandiesel possa transportar 350 mil toneladas do biocombustível anualmente para todo o Brasil. A empresa já confirmou que também tem interesse em usar o Jacuí, ou pelo porto ou pelo antigo terminal da Centralsul. Cerca de 50 carretas saem carregadas diariamente da Granol.
Uma das estratégias já anunciadas pelos entusiastas da retomada da navegação pelo Rio Jacuí é baratear ainda mais os custos do transporte do arroz carregando as barcaças que virão a Cachoeira com produtos, que seriam recebidos no porto de Cachoeira assim que a estrutura puder ser utilizada. A Superintendência de Portos e Hidrovias do Governo do Estado já foi contatada para assumir a manutenção completa do rio.
Na esteira do sucesso da operação que retomou a navegação do Rio Jacuí um grupo de empresários cachoeirenses foi reunido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc) na Sociedade Rio Branco para tratar sobre o uso do Rio Jacuí. A idéia é mobilizar a cidade para descobrir novos nichos de mercado para a navegação, como, por exemplo, o transporte de adubo. Toda a região adquire este produto e precisa pagar altos custos de frete todos os anos.
Entra em funcionamento a Schmidt Calçados em um pavilhão que custou R$ 2 milhões para a Prefeitura, dando início ao pólo calçadista de Cachoeira
Cachoeira bate recordes internos de geração de emprego, cresce no ranking do poder de consumo, supera marcas históricas do PIB e arrecadação de ICMS e anuncia orçamento duplicado em três anos. Retomada a navegação pelo Rio Jacuí
A barcaça Aliança II, propulsionada pelo barco-motor Trevo 1º, percorreu 153 quilômetros para chegar até Cachoeira e carregar 830 toneladas de arroz para Rio Grande. Se essa mesma quantidade de arroz tivesse de ser transportada nos bitrens seriam necessários 21 caminhões desse tipo para levar o arroz até o Maranhão, destino final da carga. Foi uma economia de 50% no valor final do frete
O problema histórico para a navegação do Jacuí sempre foi a falta de cargas. Para que o uso do rio fosse retomado foi necessária uma grande mobilização, além de acertos das barragens para aumentar o nível do rio e evitar que a embarcação encalhasse ao rumar para a Lagoa dos Patos. Os problemas são o nível do rio, que fez com que a carga transportada não pudesse ser a capacidade máxima do Aliança II, e a total falta de sinalização. A meta da Coriscal em conjunto com a Cesa é mandar cargas em 2009 pelo menos quatro vezes por mês para a Cereais Araguaia. Para isso os representantes da empresa já estão em tratativas com a Navegação Aliança, pensando no futuro.