A de beneficiamento do cereal na região. Para alcançar os bons resultados dos últimos tempos a cooperativa contou principalmente com a parceria da Cereal Cereais Araguaia Ltda, de Goiás, e também com a Cerealista Guajuvira, de Cachoeira do Sul. Foi a Araguaia que financiou a instalação dos novos equipamentos para o beneficiamento que possibilitou o retorno do transporte fluvial. Graças a essas parcerias e a outras menos expressivas a Coriscal superou a quantia de 1,2 milhão de sacos de arroz beneficiados em 2008 e vem superando a crise financeira instalada em 2006. Através delas os administradores da autoliquidação Kurt Löwenhaupt e João Paulo Antoniazzi de Moraes e os conselheiros têm conseguido cumprir com o plano de saneamento financeiro aprovado em 2006, o qual busca resgatar os débitos junto aos associados em quatro anos até 2010. Coriscal de Cachoeira do Sul vem ganhando espaço no mercado orizícola e hoje se constitui o maior engenho de beneficiamento do cereal na região. Para alcançar os bons resultados dos últimos tempos a cooperativa contou principalmente com a parceria da Cereal Cereais Araguaia Ltda, de Goiás, e também com a Cerealista Guajuvira, de Cachoeira do Sul. Foi a Araguaia que financiou a instalação dos novos equipamentos para o beneficiamento que possibilitou o retorno do transporte fluvial. Graças a essas parcerias e a outras menos expressivas a Coriscal superou a quantia de 1,2 milhão de sacos de arroz beneficiados em 2008 e vem superando a crise financeira instalada em 2006. Através delas os administradores da autoliquidação Kurt Löwenhaupt e João Paulo Antoniazzi de Moraes e os conselheiros têm conseguido cumprir com o plano de saneamento financeiro aprovado em 2006, o qual busca resgatar os débitos junto aos associados em quatro anos até 2010.
O transporte de arroz beneficiado através do Rio Jacuí foi um sonho que a Coriscal tornou realidade em 2008. Duas cargas do cereal já saíram de Cachoeira do Sul rumo ao Porto de Rio Grande em um trajeto de 542 quilômetros, havendo a expectativa de que uma nova carga de cerca de duas mil toneladas deve zarpar em janeiro de 2009. A vantagem econômica e ecológica e a segurança do transporte pela hidrovia são alguns dos benefícios que já são possíveis de ser observados.
A idéia de colocar a hidrovia novamente em funcionamento, após 18 anos adormecida, foi delineada em conjunto com a Araguaia em dezembro de 2007 e em outubro de 2008 a primeira barcaça saiu de Cachoeira do Sul. “Esta é uma das maiores vitórias da Coriscal. Conseguir que este sonho se tornasse uma realidade não foi fácil, mas o retorno está sendo muito positivo”, comemoram todos os associados da Coriscal.
Uma das metas atuais da diretoria da Coriscal é a aproximação da cooperativa com os seus associados. Para isso foram criados núcleos junto a diversas comunidades, que hoje recebem constantemente a visita da diretoria, sendo que um casal foi escolhido em cada localidade para coordenar e constituir em cada região o elo de ligação do seu núcleo com a cooperativa, levando os anseios e preocupações dos associados, e divulgar na localidade as diretrizes e benefícios que a Coriscal oferece aos seus associados. Atualmente há núcleos na Barragem do Capané, Porteira Sete, Taboão, Linha Palmeira (Candelária) e Novo Cabrais. Para 2009 devem entrar em funcionamento os núcleos do Piquiri, Alto da Boa Vista e Barro Vermelho.