O Sicredi trabalha com um único foco: agregar renda aos seus associados e fomentar o desenvolvimento da comunidade onde está inserido. E é com este pensamento que a Regional Sicredi Centro Leste RS, da qual faz parte o município de Cachoeira do Sul, vem atuando. A regional é composta por 18 municípios e já conta com 11 unidades abertas na sua área de atuação: Cachoeira do Sul (centro e zona norte), Guaíba, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Charqueadas e Tapes.
O projeto de expansão da regional inclui a abertura de unidades de atendimento em mais oito municípios na área de abrangência: Pantano Grande, Minas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul e Arambaré. O volume de recursos administrados pela Regional Centro Leste RS apresentou um crescimento de 43% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa destinada à captação e administração de recursos, concessão de crédito e prestação de serviços financeiros aos seus associados. Possui todos os produtos e serviços de um banco convencional, porém não tem clientes, tem associados que são os donos do negócio.
E como dono do negócio, cada associado participa com peso igual nas decisões da sua cooperativa de crédito, não importando o volume de recursos aplicados. E para garantir o crescimento dos seus associados o Sicredi disponibiliza soluções financeiras adequadas as suas necessidades, com taxas e tarifas competitivas. E o melhor: no Sicredi todo mundo ganha. O resultado das operações financeiras permanece na área de atuação de cada cooperativa.
O sistema cooperativo Sicredi opera em grandes e pequenos centros urbanos com 127 cooperativas de crédito. Com mais de mil pontos de atendimento em 10 estados brasileiros e mais de 1,4 milhão de associados, o Sicredi é a sétima instituição financeira no Brasil em número de unidades de atendimento. Em setembro de 2008 os ativos totais administrados pela instituição registraram uma evolução de 36% em comparação com o mesmo período de 2007, atingindo R$ 13,2 bilhões. O patrimônio líquido total cresceu neste período 28%, somando R$ 1,7 bilhão.