No Bairro Santo Antônio surge um novo gigante, o prédio que abrigará a partir de 2009 o Fórum de Cachoeira do Sul, resultado de muitas lutas, reivindicações e negociações e que contou com a parceria decisiva entre o Tribunal de Justiça do Estado e a Prefeitura Municipal. É o novo gigante que nasce, bem na esquina entre as ruas Sílvio Scopel e Ernesto Barros.
No total serão seis pavimentos que abrigarão o Poder Judiciário de Cachoeira. Só para aterrar o terreno onde está sendo erguido o novo Fórum foram necessários 110 caminhões de terra. Para sustentar o prédio foram feitas 62 estacas, cada uma com 12 metros de profundidade. A base tem capacidade para suportar 10 andares. Serão 4,6 mil metros quadrados de área construída.
20 operários trabalham no canteiro de obras. Quem vê de longe já nota o imenso guindaste utilizado para agilizar a obra. O investimento na obra é de R$ 6,7 milhões, atendendo um pedido de mais de 10 anos feito pelos operadores do direito em Cachoeira. O prédio antigo, na Rua Moron, já não comporta a expansão e a especialização do Judiciário. No novo endereço o Fórum terá um estacionamento interno para 50 veículos.