O turno inverso ao da sala de aula é de lazer e cultura para cerca de mil estudantes a partir da primeira série de várias escolas municipais de Cachoeira do Sul. Este grupo faz parte do Circuito Integrado de Es-porte e Cultura (Ciesc A), on-de eles participam pelo menos de duas das 12 oficinas oferecidas pelo projeto idealizado pelo prefeito Marlon Santos e colocado em prática em 2005. Segundo a coordenadora geral do projeto, Aimara Carlos da Silva, as duas oficinas são de livre escolha dos alunos, mas pelo menos uma delas deve ser de esporte.
O projeto Ciesc A foi idealizado para que os alunos pudessem ocupar seu tempo livre com atividades educacionais. Para que eles participem basta apenas a autorização dos pais. O transporte é gratuito e leva os alunos da escola até o local dos cursos e conduz novamente até a escola no final das atividades. Entre uma atividade e outra eles também recebem lanche.
O núcleo do Ciesc A está centralizado na Sociedade Rio Branco e grande parte dos cursos acontece nas proximidades. Apenas a oficina de remo acontece na sede náutica do Grêmio Náutico Tamandaré e a de informática junto ao antigo prédio da Prefeitura, no local onde funcionava o CPD. Cada estudante participa do projeto duas ou três vezes por semana, já que precisa ter também um tempo livre para se dedicar aos estudos e recuperações adicionais oferecidas pela sua escola.
INTERIOR - Apenas os alunos das escolas do interior ainda não participam do Ciesc A. Segundo Aimara, não há transporte disponível para que esses alunos se desloquem do interior para as atividades na cidade. Atualmente o projeto tem a atuação de 19 professores de diversas áreas.