O programa Escola de Tempo Integral foi implantado em Cachoeira do Sul em 2007 na Escola Estadual de Ensino Médio Virgilino Jayme Zinn, no Bairro Quinta da Boa Vista. Em 2008 229 alunos do primeiro ano até a quarta série do ensino fundamental foram atendidos pelo programa na escola, que é a única de Cachoeira do Sul a oferecer a proposta. Por enquanto não há previsão de implantação do projeto em outras escolas estaduais do município. Todas as ações desenvolvidas têm o apoio financeiro e pedagógico do Governo do Estado.
O Escola de Tempo Integral visa atender crianças e adolescentes em torno de uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos. No local, além de uma educação de qualidade no turno regular, são disponibilizadas também oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado.
Para o ano letivo de 2009 deverão ser oferecidas em Cachoeira do Sul pelo menos 11 mil vagas nas escolas estaduais. Em relação a 2008 haverá redução do número. Isso vai acontecer porque o nível B da educação infantil será atendido apenas pela rede municipal, conforme acordo firmado em 2007 com o Município. A previsão da 24ª CRE é de que o número de vagas já existentes na rede estadual em Cachoeira do Sul seja suficiente para atender a demanda em todos os níveis de ensino. Há também espaço físico suficiente para ampliação de turmas em 2009, se for necessário.