Com a missão de contribuir para a segurança alimentar daqueles em situação de maior vulnerabilidade, o Mesa Brasil Sesc chegou a Cachoeira do Sul em dezembro de 2006 com a meta de firmar uma rede permanente de solidariedade, envolvendo doadores, voluntários e instituições sociais beneficiadas. O programa trabalha com a modalidade de colheita urbana observando critérios de segurança alimentar e nutricional.
Além de repassar os alimentos arrecadados para as entidades receptoras, o programa prevê o desenvolvimento de ações educativas junto a elas para ensinar a melhor conservar os alimentos, preservar seus nutrientes e a prepará-los de forma correta. “Para as empresas trata-se da ampliação de ações de responsabilidade social e cidadania corporativa”, comenta o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, ressaltando que para os produtos e serviços doados ao programa a empresa recebe isenção no ICMS.
SEGURANÇA - A nutricionista do Sesc/Cachoeira do Sul, Daiane Drescher, explica que segurança alimentar e nutricional é o acesso aos alimentos com qualidade e quantidade suficientes para a saúde. “Temos muito cuidado em assegurar a qualidade dos alimentos, principalmente em relação à validade dos gêneros e a integridade dos mesmos, observando os critérios do Programa de Alimentos Seguros (PAS)”, ressalta a profissional. Atualmente o Mesa Brasil Sesc/Cachoeira do Sul conta com 16 instituições sociais beneficiadas sistematicamente e outras 18 instituições eventuais. Para o desenvolvimento do programa o Sesc conta com o apoio e doações de cerca de 70 empresas/ entidades. Em 2008, até a segunda quinzena de outubro, foram arrecadadas mais de 100 toneladas de alimentos. Mensalmente 2,8 mil pessoas são beneficiadas pelo programa. No Rio Grande do Sul o Mesa Brasil Sesc está presente, além de Cachoeira do Sul, nas cidades de Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Porto Alegre e região metropolitana.
Fonte: Mesa Brasil