O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb) originou-se do 3º Batalhão de Engenharia(3º BE), criado em 1917 na cidade de São Gabriel(RS). O Dr. Anibal Loureiro, intendente de Cachoeira do Sul na época, em uma visão política avançada, conseguiu junto ao Ministério da Guerra a transferência da sede do 3º BE para este município. Com a ocupação do novo aquartelamento em 1924, ocorre a ligação definitiva com a cidade, na qual são incorporados anualmente 400 jovens em média para prestarem o serviço militar inicial.
Dotado de bem diversificado material de construção de pontes, destacam-se entre os mais modernos a equipagem da Compact 200, modelo padrão das missões de paz da ONU, e a portada FFB 2000 Krupp, com rápido e moderno sistema de lançamento. Durante seus 91 anos de criação apoiou diversas vezes a população rio-grandense, principalmente com seu material de pontes e seus equipamentos de engenharia, como nas operações do Arroio Barriga, município de Novo Cabrais, em 2003, no município de Sertão Santana, em 2007, em apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atendendo os municípios de Três Forquilhas, Maquiné, Morrinhos, Mampituba e Três Cachoeiras na divisa com Santa Catarina.
O 3º BE Cmb também contribui com a ONU, enviando militares para a composição dos contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz para Estabilização do Haiti desde 2004.
O Batalhão realizou, entre janeiro e maio de 2008, um apoio à Prefeitura Municipal na reconstrução de uma ponte de madeira na região de Botucaraí, possibilitando a retomada do escoamento da safra da região e da ligação do município com seu interior. Com 31 metros de comprimento, a ponte foi construída sobre pilares de madeira, numa altura de 5,5 metros, com os encontros em concreto.
O material de pontes do Batalhão é empregado não apenas nas missões externas da unidade, mas também intensamente na área de instrução do aquartelamento no período de instrução dos soldados recrutas. Não somente as características técnicas das equipagens, bem como o conhecimento e a vivência dos valores militares são ali desenvolvidos.
Considerada unidade de elite pelo Exército, o 3º BE Cmb é o maior e mais completo Batalhão de Engenharia do Brasil. É por isso solicitado por outras unidades de todo o Brasil, principalmente escolas de formação, como sede de estágios de instrução, de modo que oficiais e sargentos de toda a Engenharia do Exército acabam tendo alguma passagem por esta cidade.
O Batalhão normalmente emprega, ao longo do ano, seus equipamentos de engenharia nos mais diversos pontos do município, tanto como forma de apoiar as necessidades da população como ao mesmo tempo realizar o adestramento de seu pessoal.
Este é o Exército Brasileiro, através da Engenharia do 3º BE Cmb, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e trabalhando em prol da nossa comunidade.