Cachoeira do Sul preparou-se antes e saltou na frente em um dos projetos de maior expectativa no meio educacional, o ensino fundamental de nove anos. Pioneira na organização da rede municipal de ensino e sempre fornecendo dirigentes municipais de educação para entidades estaduais, Cachoeira é referência na implantação do nono ano, que surge antes da antiga primeira série. A Secretaria Municipal de Educação, ainda nos anos 90, procurou adaptar- se à então futura lei federal, hoje já sancionada com o número 11.114, que determina que crianças com idade a partir de 6 anos devem ser matriculadas e frequentar a sala de aula, fazendo com que o ensino fundamental passe de oito para nove anos. A antiga pré-escola, agora chamada de educação infantil, passa a ser obrigatória.
A nova lei não é novidade para muitos estudantes, que, desde a década de 80, já ingressavam na escola aos 6 anos de idade, nas antigas modalidades pré-escola e jardim de infância. A diferença é que anteriormente este nono ano era facultativo e agora passou a ser obrigatório. A rede estadual de ensino passou a tratar do assunto posteriormente à lei, mas a rede municipal já fazia esta adaptação há alguns anos. Como a lei só será cobrada no cumprimento a partir de 2011, o Estado também terá tempo de completar a transição.
No ensino de nove anos o aluno entra com 6 anos na pré-alfabetização. Trata-se da extinta pré-escola, que os mais antigos chamavam de jardim de infância. Depois vem outro ano, agora de alfabetização, que corresponde à antiga primeira série. A partir daí virão as séries de segunda à oitava, que foram mantidas no mesmo formato, totalizando nove anos de ensino fundamental.