Cachoeira do Sul tornou-se um polo de ensino superior com a construção do campus da Ulbra, que em 1997 assumiu os cursos de ensino superior de Cachoeira do Sul, então em estado falimentar. Foram R$ 7 milhões de investimento e a chegada de cursos que possibilitaram não apenas a formação de acadêmicos, como também de um centro de serviços para a comunidade, da área cidadã até a saúde.
Em 2005 concretizou-se o projeto do campus regional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, com cursos voltados ao atendimento das necessidades da região de Cachoeira até Santa Cruz do Sul. Hoje a Uergs está recebendo em comodato a área do Patronato Agrícola para a implantação, em breve, do curso de Agronomia, um dos históricos sonhos da comunidade.
Há dois anos Cachoeira também ingressou no mapa das universidades federais de Santa Maria, Pelotas e de Santa Catarina com a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil, dedicada a cursos a distância, incluindo gestão e licenciaturas - polo que recentemente foi ampliado com a inclusão de cursos técnicos, também de institutos federais. A E-tec completou uma década de grandes conquistas no ensino superior.
O grande projeto para a nova década, entretanto, já está pronto e em andamento para implantação até 2011. A Universidade Federal de Santa Maria está implantando na cidade uma extensão de seus cursos. Ainda este ano será instalado o complexo. Todavia, o macroprojeto é a transformação posterior em um campus federal. A área para a construção dos prédios e laboratórios já foi garantida pela comunidade, restando agora para Cachoeira mobilizar o capital político da região enquanto que a UFSM concretiza o projeto junto ao Ministério da Educação.