Cachoeira do Sul tem proporcionalmente entre a sua população mais portadores de defi ciência do que o Brasil e o Rio Grande do Sul. No Brasil, 23,91% dos moradores afi rmaram durante a pesquisa feita pelo IBGE em 2010 que possuem pelo menos uma defi ciência (física, motora, mental, visual ou auditiva), enquanto no RS são 23,83% e em Cachoeira do Sul, 24,84% da população.
A maior parte dos moradores de Cachoeira do Sul que entrou neste ranking afirma ser portador de defi ciência visual (14,06% da população), mas o índice é inferior ao nacional e ao gaúcho. Em segundo lugar aparece a defi ciência motora, seguida da auditiva, mental e física. Na deficiência motora estão incluídas as difi culdades de locomoção e nas físicas, as paraplegias e tetraplegias.
O Censo do IBGE ocorre de 10 em 10 anos, período no qual os dados são interpretados e divulgados. A pesquisa inclui informações sobre características de migração, nupcialidade, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, pessoas com deficiência, domicílios, deslocamento para trabalho e estudo e tempo de deslocamento para trabalho, entre outras informações.