Cachoeira do Sul é uma cidade com futuro garantido. A tradição de grandes mobilizações populares apontou rumos para a comunidade e seus líderes foram atrás de oportunidades.
Foram garantidos a extensão da UFSM, que irá trazer investimentos federais de mais de R$ 180 milhões, e o curso de Agronomia, que transformará a Uergs de Cachoeira em um dos centros estaduais da universidade gaúcha.
Há lutas encaminhadas, como a inclusão do município na futura Ferrovia Norte-Sul na disputa pela sede do pátio logístico do novo modal de alta tecnologia. E investimentos prometidos serão cobrados, como a construção do distrito industrial da área portuária. Todos os dias, a cidade é chamada a participar de novas mobilizações, e elas não param de chegar, como a duplicação do Hospital de Caridade e Beneficência e o Memorial Internacional do Arroz.
Estas e outras bandeiras serão destacadas nas próximas páginas, uma comprovação do quanto a comunidade está focada, planejada e engajada na construção de um futuro melhor para esta terra e para sua gente. Há indicadores que precisam ser melhorados, mas o leitor comprovará que houve evolução.
Tantas boas projeções e notícias merecem uma visualização que permita um dimensionamento das transformações que estarão acontecendo no município em um, cinco e 10 anos de desenvolvimento. Este é o tema central deste Anuário de Cachoeira do Sul 2014/2015, que traz uma radiografia do momento de expectativas e convicções de Cachoeira do Sul.
Boa leitura.