A AES Sul, fornecedora de energia elétrica para a região de Cachoeira do Sul, ampliou a subestação de Cachoeira do Sul, situada no Bairro Quinta da Boa Vista, dando uma folga de até 12% para sustentar aumento no consumo de energia no município a partir das novas empresas que serão instaladas no distrito industrial do porto.
Foram investidos R$ 6 milhões para a instalação de mais dois transformadores de 12.500 quilovolt-ampéres e implantação de mais dois alimentadores. A necessidade da ampliação foi comunicada pelo governo do estado para preparar o recebimento do novo distrito industrial do porto de Cachoeira do Sul.
Com o aumento da capacidade da subestação e a implantação dos novos alimentadores, a oferta de energia permitirá que as empresas se instalem no porto sem comprometer o abastecimento da cidade. Com a ampliação, Cachoeira tem hoje energia suficiente para implantar mais 19 plantas industriais semelhantes a que a empresa Screw implantou no Bairro Noêmia, na zona oeste da cidade.
Hoje, Cachoeira do Sul consome 31 MVAs.
A rede de abastecimento de energia que a AES Sul mantém na cidade conta com uma subestação alimentada com alta tensão (69 a 131 mil volts)
Da subestação partem 12 alimentadores, onde a tensão é rebaixada para 25 mil ou 15 mil volts.
O sistema possui 334 transformadores no perímetro urbano e outros 566 no meio rural, que garantem o abastecimento do município a 220 volts.