Cachoeira do Sul ficará sabendo ainda neste ano de 2014 qual será o seu papel no grande investimento em modais de transportes pelo governo federal previsto para o Rio Grande do Sul. A luta comunitária é pelo ingresso no futuro mapa férreo do Ministério dos Transportes, o projeto Ferrovia Norte-sul, que possui três possibilidades de trajeto. Cachoeira figura em dois deles.
O traçado por onde passarão os trilhos da Ferrovia Norte-Sul tem como primeiro passo o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental que está sendo realizado pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia. Cachoeira do Sul ingressou na luta pela inclusão na obra desde que apareceu na planilha de possibilidades da estatal Valec, ligada ao Ministério dos Transportes. A obra está prevista para iniciar em 2015.
A definição do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul levará em conta aspectos como a demanda econômica, o luxo de caminhões e a geografia do solo. O levantamento apontará as alternativas de traçado mais viáveis, inclusive os ramais de ligação. A ferrovia ligará os municípios de Panorama (SP) e Rio Grande, chegando ao Superporto. Os investimentos em ferrovias são considerados 40% mais econômicos do que o transporte rodoviário.
O melhor traçado será definido sob os pontos de vista ambiental e econômico. Em cima desse traçado será elaborado o projeto de engenharia. Todas as três possibilidades de traçado estão sendo levadas em conta, já que foram apontadas como as mais adequadas na sobreposição de mapas. Já a localização do pátio logístico – espécie de estação intermediária para atender trocas de maquinário, pessoal, peças de reposição e outras necessidades e gargalos - será discutida depois que o traçado for definido. Nesse caso vai pesar a disponibilidade de cargas a serem transportadas em cada região.
O corredor mais adequado para a estrada de ferro passa pelo centro do estado, entende a Valec, mas dentro dele há três alternativas de traçado. Em todos eles a FNS ingressa no Rio Grande do Sul pelo município de Frederico Westhpalen, ruma para Cruz Alta e chega até Santa Maria. Desse ponto em diante a Valec admite estudar três possibilidades de traçado.
Neste caso, a ferrovia chegaria até Rio Pardo, com possibilidade de implantação do pátio logístico entre o município e Cachoeira do Sul tendo em vista que a Norte-Sul encontraria nesse ponto a Ferrovia Tronco-Sul, antiga Translitorânea.
Nesta possibilidade, a FNS não chegaria a Rio Pardo, pois desceria de Cachoeira do Sul direto para o Superporto de Rio Grande.
Neste caso, a ferrovia não rumaria para leste, excluindo Cachoeira do Sul da rota, e desceria direto para o Superporto de Rio Grande. Será necessária mobilização política para garantir a ferrovia federal no município.