O sucesso das produções de nozes, já eleita por lei a fruta símbolo da cidade, e azeitonas, a ponto do município ser considerado o ponto de partida do polo gaúcho da produção, mostra que Cachoeira do Sul pode ir ainda muito além na produção de frutas. Cachoeira também apresenta condições de clima e de solo adequadas para produção de frutas de clima subtropical, como laranja, limão, bergamota, abacate, caqui, goiaba e maracujá.
Com exceção das áreas de várzea, Cachoeira tem dois tipos de solo propícios para a fruticultura, os mais arenosos, localizados no norte, e os pedregosos, da região sul. Uma camada superficial de argila bastante fértil - de onde as plantas retiram nutrientes - é seguida de uma camada arenosa que garante a aeração e a drenagem. O volume médio anual de chuva na cidade (entre 1,5 mil e 1,8 mil milímetros) garante a quantidade certa de água. A falta dela ou excesso prejudicaria o desenvolvimento das árvores. O mesmo ocorre quando a água é em excesso.
Uma parte da produção de frutas de Cachoeira do Sul é beneficiada pela única agroindústria familiar de sucos do município, a Sukello’s, que ica na localidade rural de Capão Grande. A produção da Sukello’s tem como foco o comércio local e a merenda escolar de Cachoeira.
AGRICULTURA FAMILIAR
GRANDES PRODUTORES