O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul deu início a uma mobilização para a captação de recursos que servirá à construção de um anexo de 8,8 mil metros quadrados e seis pavimentos, praticamente a duplicação da atual estrutura ou um novo hospital. A comunidade abraçou esta campanha e já levou o projeto ao conhecimento do governo do estado, enquanto que outra frente trabalha junto ao Ministério da Saúde.
O projeto faz parte do plano de expansão do hospital, que prevê a ampliação dos serviços já oferecidos, o acréscimo de novas especialidades e a regionalização como centro de referência de alta complexidade para pacientes de outras cidades. Entre os serviços que podem ser ampliados estão os de ortopedia e traumatologia. Já uma das possíveis novidades será a hemodinâmica, que permite diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo (exame dos vasos sanguíneos).
A obra está orçada em R$ 22 milhões. A provedoria espera que esse valor seja repassado via orçamento do governo estadual e do governo federal, também através de emendas parlamentares. O projeto foi apresentado pela primeira vez em novembro de 2013. A expectativa é de que a obra se inicie no início de 2015.
A planta arquitetônica foi elaborada pelo arquiteto Jonas Badermann, de Porto Alegre, o mesmo que fez o projeto do Centro Regional de Oncologia do HCB, inaugurado em março de 2013.
A nova ala do hospital ficará nos fundos do Centro Clínico, com acesso pela Rua 7 de Setembro. Ela abrigará o novo centro cirúrgico, a expansão do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), 96 leitos para atendimento pelo SUS, 42 leitos para atendimento por convênios e serviços de apoio como o de esterilização.
A ampliação do hospital faz parte do planejamento estratégico do HCB para os próximos 10 anos. Hoje, o hospital tem 12 mil metros quadrados de área, 190 leitos e 700 profissionais. Com a ampliação, a casa de saúde passará a ter 20,8 mil metros quadrados de área e 328 leitos. Ainda não foi estipulado quantos novos empregos na área da saúde poderão ser gerados.
A corrida em busca dos R$ 22 milhões para a ampliação do HCB começou com a apresentação do projeto à Secretaria Estadual de Saúde. O projeto técnico da obra seguiu para avaliação preliminar do departamento de engenharia da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) antes de a proposta ser também remetida ao governo do estado. Há uma decisão do Piratini em investir na ampliação dos hospitais gaúchos para aumentar a oferta de leitos pelo SUS.