Mais da metade dos postos de trabalho gerados hoje pelos maiores empregadores de Cachoeira do Sul está concentrada em 10 empresas. Consideradas as gigantes do mercado de trabalho cachoeirense, elas abrigam 3.425 profissionais. Juntos, os 72 principais empregadores do município possuem 6.544 colaboradores. Além de gerar centenas de empregos, o grupo dos gigantes é marcado pela diversidade de setores, pois é composto por dois estabelecimentos comerciais, três prestadores de serviços e cinco indústrias.
No grupo dos 10 gigantes, os três maiores empregadores, e que correspondem a 54% das vagas ocupadas, são genuinamente cachoeirenses. Depois de anos como líder do ranking dos maiores empregadores, a rede Tischler foi superada pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), que possui 716 colaboradores. Isso não significa que a Tischler reduziu o seu quadro. O que se constata é o crescimento do HCB e a consequente necessidade de contratar profissionais para atender a demanda dos serviços.
Doutorando em Desenvolvimento Regional, o administrador Péricles Purper Thiele destaca que tão importante quanto a diversificação de setores no grupo dos 10 maiores é que os três primeiros colocados estão enraizados na comunidade. Com isso, é praticamente zero o risco delas irem embora de um dia para o outro e a cidade sofrer um baque.
Além disso, Péricles enfatiza que a Screw, a terceira maior empregadora, é um elo forte da cadeia produtiva agropecuária. “Ela agrega valor, e muito, a esta cadeia. O mesmo acontece com a Granol, o Horbach e com a Agro-Pertences”, frisa Péricles. Ele salienta que é bom para a cidade ter mais indústrias no ranking dos principais empregadores, pois este é o setor que mais agrega valor, e isso fortalece a economia municipal.