A Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento de Cachoeira do Sul e atualmente reconhecido por expositores e centros tecnológicos empresariais como o maior evento orizícola das Américas, surgiu da necessidade de assinalar com festa o sucesso do arroz irrigado, a crescente produtividade das lavouras de arroz e o estabelecimento das indústrias do setor no município. Quando surgiu, em 1941, ela era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita e brindar a riqueza de Cachoeira do Sul.
As primeiras edições tinham como principal característica a festa, mas logo outros conceitos foram agregados. O que antes estava centrado na lavoura e no engenho passou a agregar toda a cadeia produtiva do arroz no Rio Grande do Sul, grande celeiro do arroz do Brasil e das Américas. Isto incluiu discussões sobre comercialização, políticas de incentivo, linhas de financiamento e parcerias entre governos, produtores e empresários.
As mudanças da economia também ajudaram a dar novos rumos ao evento e transformaram o perfil da Fenarroz, que se adaptou, assumindo o papel de um grande evento de negócios e um grande centro de discussão técnica e política em torno do arroz. Hoje, as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo lançam máquinas, equipamentos e implementos durante a feira, reconhecendo o evento como uma referência para o setor.
A 18ª Fenarroz, realizada neste ano de 2014, reafirmou o acerto das mudanças e a importância da readaptação do evento. A Fenarroz hoje é o grande momento do arroz, o grande evento da região, a grande festa da cidade e a grande feira que o agronegócio passou a produzir no centro do Rio Grande do Sul. Cada evento chega a receber 200 mil visitantes, com uma estimativa de vendas de cerca de 100 milhões de dólares em negócios na feira ou derivados dela. Mais de 300 expositores das mais diversas áreas instalam-se no Parque Ivan Tavares apresentando seus produtos.