O ano de 2014 marca os 45 anos da Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda (Celetro), uma das 16 cooperativas de eletrificação do Rio Grande do Sul. Nesta trajetória, que em breve completará meio século, a Celetro se destaca pelos avanços que envolvem o crescimento no quadro social, nos quilômetros de rede que instala, nos transformadores e na energia adquirida e distribuída. Estes são pontos que destacam a cooperativa, hoje exemplo de trabalho, fruto do esforço de seus diretores, conselheiros e funcionários.
Um dos orgulhos do presidente da Celetro, José Benemídio Almeida, é o da cooperativa conhecer de perto a realidade do seu associado e desta forma poder atendê-lo da melhor maneira possível. Uma das formas de valorizar o associado, além de oferecer energia elétrica, é a ideia criada em 1996, onde as comunidades dos 27 municípios atendidos pela cooperativa recebem cursos gratuitamente nas mais diversas áreas. São cursos de artesanato, pintura, culinária, danças, tricô, crochê e outros, que são ministrados sempre por pessoas da própria comunidade em igrejas, pavilhões ou escolas, sempre em locais onde o associado possa ter acesso facilitado. “Isso permite que os mais de 22 mil associados da Celetro sintam-se valorizados, acreditem e respeitem a cooperativa”, justifica Benemídio.
O projeto Força para a Educação é outra iniciativa da cooperativa que já ganhou o reconhecimento dos associados. No ano de 2014 a ideia completou 18 anos distribuindo kits com material escolar, que levam alegria e emoção aos estudantes dos municípios atendidos pela Celetro. Para Benemídio, este é um dos projetos que leva a marca social da cooperativa, oferecendo anualmente cerca de 18 mil kits escolares, sempre adequados ao período escolar em que o beneficiado está (educação infantil, séries iniciais e séries finais do ensino fundamental).
Para ser uma cooperativa que presta serviços 24 horas por dia é preciso ter algo especial: um colaborador que se disponha em qualquer hora do dia a estar pronto para atender qualquer chamado. Para garantir isso, a Celetro valoriza e respeita seus 188 funcionários espalhados por 27 municípios. Uma vez por ano, no encontro de comemoração ao Dia do Trabalhador, os que mais se destacaram no ano anterior ainda recebem um reconhecimento especial da cooperativa.