O caminho traçado pelo empresário Alfredo Treichel mostra que o trabalho sério, focado no desenvolvimento e respeito ao meio ambiente e permanentemente atento às novas tecnologias do setor rende bons frutos. Com 51 anos ininterruptos de atividade em Cachoeira do Sul, a indústria pode se orgulhar de estar entre os gigantes do beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul. A pesquisa elaborada pela seção de política setorial do Irga aponta que 63% do arroz industrializado no Brasil passa pelas 50 maiores indústrias do estado, dentre as quais está o Engenho Treichel.
O Engenho Treichel mostra há 13 anos a força da indústria de arroz em Cachoeira do Sul e se mantém desde 2001, primeiro ano da pesquisa Top of Mind, como o nome mais lembrado no seu segmento. Para 38,46% dos cachoeirenses, o nome do Engenho Treichel está em primeiro lugar em sua mente. Seu diretor, Alfredo Albino Treichel, destaca que o engenho parte do princípio de ser mais produtor ao invés de industrial e comerciante, pois é da sobrevivência deste setor que parte o restante. “Buscamos sempre a melhor tecnologia para estreitar a distância de preços, beneficiando quem produz e também buscando novos mercados”, ressalta Treichel.
Pioneiro na produção de arroz parboilizado no Brasil, novidade que chegou em Cachoeira do Sul na década de 70, o Treichel é uma referência no assunto. Atualmente cerca de 50% de sua produção é dedicada ao arroz parboilizado. Além de pioneiro, é o único engenho da cidade que beneficia este tipo de arroz.