ESCOLARIDADE
Entre os indicadores que precisam ser corrigidos mais rapidamente está a escolaridade da população adulta, de 25 anos ou mais. 66,1% não possuem o ensino médio concluído, o antigo segundo grau. A situação é preocupante, pois a escolaridade está na base da qualidade de produção, manutenção e progressão nos empregos e capacidade de gerar novas tecnologias.
Cachoeira do Sul não atingiu a meta prevista pelo MEC para as séries iniciais nas escolas estaduais e na rede municipal. Os resultados foram melhores somente que a média do país, ficando aquém do desempenho médio do estado. Também não atingiu a meta projetada pelo MEC, com resultados inferiores à média brasileira e gaúcha, tanto nas escolas estaduais quanto na rede municipal.
9% são analfabetos
41% possuem ensino fundamental incompleto
16,1% têm ensino fundamental completo e ensino médio incompleto
22,2% têm ensino médio completo ou superior incompleto
11% têm superior completo
LEITOS HOSPITALARES
Cachoeira está abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde, com 2,5 leitos para cada mil habitantes, segundo o Datasus. A meta é de 3 a 3,5 leitos para cada mil habitantes.
MORTALIDADE INFANTIL
Desde o início dos anos 2000, quando os coeficientes de mortalidade infantil bateram na casa dos 25 por mil nascidos vivos, os indicadores não aterrorizam os gestores de saúde pública de Cachoeira do Sul. Considerando os 1.076 nascidos na cidade em 2015, o coeficiente de mortalidade infantil de Cachoeira ficou em 9,3 por mil, melhor do que a média do Rio Grande do Sul, 10,1, a mais baixa já registrada pelo RS em sua história. A meta do estado é de que o coeficiente não passe de 10 em cada cidade, estratégia atendida por Cachoeira desde 2013. Entretanto, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a meta é um máximo de 5,6 mortes por mil nascidos vivos. Cachoeira, então, está na faixa intermediária. Verifique a evolução:
2013 6,2 bebês perdidos por mil nascidos vivos
2014 8,2 por mil
2015 9,3 por mil
INVESTIMENTO EM SAÚDE
Hoje, dentre os recursos aplicados em saúde em Cachoeira do Sul, o Município é responsável por 38% enquanto que os 62% restantes são de responsabilidade federal, segundo o Datasus.
SEGURANÇA PÚBLICA
Houve um enorme crescimento nas ocorrências de tráfico de drogas no município nos últimos anos. Entre 2002 e 2015, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, ocorreu um aumento de aproximadamente seis vezes no número de casos. A meta da Agenda 2020 é que os casos de tráfico de drogas, por estarem atrelados ao aumento da criminalidade e da violência, sejam reduzidos em 50% nos próximos 50 anos. A boa notícia é que caiu o número de homicídios para abaixo da meta de 10 casos para cada 100 mil habitantes. Nos últimos 12 anos houve redução de mais de 30% nas ocorrências em Cachoeira.
SANEAMENTO
Os níveis de coleta e de tratamento do esgotamento sanitário do município não atingem a meta estipulada pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento – PNUD, que é de 75%. De todo o esgoto gerado em Cachoeira do Sul, 24,8% são coletados e destes, 56,3% são tratados, ou seja, o nível total de coleta e de tratamento de esgoto sanitário do município é 13,9%.
No RS, os níveis de coleta e tratamento de esgoto são da ordem de 15%. Ou seja, 15% da população têm seu esgoto coletado e encaminhado para alguma estação de tratamento de esgoto. O RS está muito atrás da situação do Brasil, que possui mais de 40% de níveis de coleta e tratamento de esgoto, segundo o Ministério das Cidades/SNIS e o Programa Trata Brasil.
A Corsan garante coleta de 24,9% do esgoto de Cachoeira do Sul. Deste total, consegue tratar metade
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Cachoeira do Sul também vem melhorando no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: Longevidade (vida longa e saudável), Educação (acesso ao conhecimento) e Renda (padrão de vida). O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. No Censo de 2000, o IDHM de Cachoeira do Sul era de 0,661. 10 anos depois, no Censo 2010, este valor subiu para 0,742. A evolução de Cachoeira: