Ano a ano Cachoeira do Sul melhora seus indicadores e sobe no ranking da Firjan
Cachoeira do Sul melhorou sua performance e bateu recorde nos índices de geração de emprego e renda, educação e saúde e viu crescer o seu índice de desenvolvimento social calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A versão 2016 do estudo, que tem como data-base o ano de 2013, atribui um índice de 0,7580 (em uma escala de zero a um) para Cachoeira do Sul, o 139º mais alto do Rio Grande do Sul e o 965º melhor do Brasil.
O crescimento em seu Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 1,65% com relação ao ano anterior fez com que a cidade avançasse 37 posições no ranking gaúcho dos municípios mais desenvolvidos. Esta foi a quinta vez consecutiva que Cachoeira do Sul aumentou seu índice Firjan e atingiu sua média mais alta desde 2005, quando a federação iniciou o estudo anual sobre o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios do Brasil. O IFDM de Cachoeira ficou acima da média do Brasil (0,7441) e abaixo da média do Rio Grande do Sul (0,7672).
O indicador da Firjan foi criado para acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social em todos os municípios brasileiros. Para isto, são consideradas três das principais áreas de desenvolvimento humano: educação, emprego e saúde. Todos os subíndices têm o mesmo peso na formação do IFDM e apresentaram crescimento em Cachoeira do Sul de 2012 para 2013. O indicador mais elevado foi em saúde: 0,8722, o único considerado alto pelo estudo.
O trabalho da Firjan mostra que o principal desafio de Cachoeira do Sul para continuar no caminho do desenvolvimento é a geração de emprego e renda. Este indicador foi o pior do município no estudo, e considerado moderado pela Firjan: 0,6409. Em educação o índice ficou em 0,7611, que é classificado como moderado pela federação. As classificações são desenvolvimento baixo (até 0,4), regular (de 0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (acima de 0,8).
O que é considerado no cálculo dos subíndices do IFDM?
Para chegar ao índice Firjan de desenvolvimento municipal são usados dados como geração de emprego, médias salariais, taxas de matrícula e de evasão escolar, qualificação de docentes da rede pública, índice de mortalidade infantil e consultas de pré-natal oferecidas pelo SUS. A Firjan utiliza somente dados oficiais fornecidos pelo governo federal, o que justifica a demora na divulgação dos indicadores. Os de 2013, por exemplo, só foram disponibilizados no começo de 2016.
O IFDM de Cachoeira ficou acima da média do Brasil (0,7441) e abaixo da média do Rio Grande do Sul (0,7672).