Granol planeja utilizar a Hidrovia do Jacuí
A Granol já fez testes e pretende iniciar as operações de transporte utilizando o Rio Jacuí ainda em 2016. Segundo a empresa, o projeto está bastante avançado, mas ainda restam alguns ajustes a serem feitos. Os testes necessários no trecho que liga Cachoeira do Sul ao Porto de Rio Grande, passando por Porto Alegre, tanto em navegação diurna como também noturna, deram resultados satisfatórios.
A hidrovia está pronta para a empreitada. O trecho do Rio Jacuí já foi sinalizado, está balizado e em perfeitas condições para a navegação. As embarcações que serão utilizadas possuem casco mais chato, permitindo aproveitar bem o calado atual, de cerca de 2,30 metros.
O projeto da Granol é embarcar os farelos e outros produtos para o Porto de Rio Grande em contêineres. A capacidade de cada embarcação é de 80 volumes, o que exigiria duas embarcações, totalizando cerca de 160 contêineres a cada viagem.
A carga descerá pelo Rio Jacuí até Porto Alegre, onde ingressará no Rio Guaíba e depois na Lagoa dos Patos até o Porto de Rio Grande. Segundo os estudos da Granol, a utilização da hidrovia reduzirá o custo da empresa em até 20%. Hoje, em média, o gasto anual com fretes pela Granol é de aproximadamente R$ 8 milhões.
O Porto de Cachoeira do Sul está pronto desde os anos 90, mas ainda não foi utilizado para seu fim, o escoamento de riquezas
500 mil toneladas de soja
A Granol possui cinco unidades no país. A unidade de Cachoeira do Sul também produz biocombustível, a terceira indústria em capacidade de produção no país. A fábrica processa cerca de 500 mil toneladas de soja por ano de um total de 7 milhões de toneladas produzidas no Rio Grande do Sul, absorvendo quase 40% de toda a produção cachoeirense e quase todo o farelo que resta do processamento, que está sendo exportado para países que utilizam o produto como complemento animal.
A Granol emprega hoje cerca de 350 funcionários e mais de 90% dos contratados são de Cachoeira do Sul e região. A redução de custos proveniente da utilização da hidrovia representará ganho de competitividade expressivo para a empresa de Cachoeira.
SOJA PARA A HIDROVIA
►Em 2014 o mercado internacional de soja sofreu um forte impacto com a baixa na produção norte-americana, o que aumentou a demanda internacional da soja brasileira, fazendo com que o retorno de valor agregado local sofresse uma queda, como consequência.
► Agora o cenário é outro. Em maio de 2014, o governo federal autorizou o aumento da mistura obrigatória de biodiesel adicionado ao diesel fóssil, que vigorava desde 2010 em 5% (B5) e alcança agora os patamares de 6% (B6) e 7% (B7), o que animou o setor de beneficiamento de soja.
► Tomando por base os resultados de 2015, a previsão é de que a unidade da Granol em Cachoeira do Sul seja responsável por retorno de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) perto dos R$ 8 milhões para o Município em 2016.
► De todo o volume de soja absorvido na unidade, cerca de 40% vem da agricultura familiar, ou seja, de propriedades pequenas e que servem para a subsistência das famílias do interior.