Cachoeira é a 26ª melhor cidade para investir em imóveis, atesta pesquisa do Sindicato da Habitação
Pesquisa do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi) e da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário apontou Cachoeira do Sul como a 26ª melhor cidade do interior do estado para investimentos na construção civil.
O estudo considerou 19 variantes - a maioria do Censo Demográfico de 2010 - e mostra que Cachoeira tem potencial médio para receber investimentos imobiliários de baixo e médio padrões. Já para imóveis de luxo o potencial da cidade foi classificado como fraco.
Em uma escala de zero a um, o índice para apostas nos negócios imobiliários de Cachoeira ficou em 0,699270. Quanto maior o indicador, melhor é a classificação do município no ranking dos municípios mais promissores para investimentos em imóveis.
UNIVERSIDADE
Por conta da chegada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acredita-se que Cachoeira esteja em uma posição ainda mais favorável aos empreendimentos imobiliários do que a apontada pela pesquisa da Secovi, que foi feita basicamente com dados de 2010.
Cachoeira do Sul tornou-se um polo universitário e concentra três universidades de cursos presenciais, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a UFSM, todas trazendo forasteiros para o município. Esta condição fez crescer a procura por imóveis para aluguel, o que deve incrementar o investimento nos próximos anos também em construção civil.
OS CRITÉRIOS
O que foi considerado
na pesquisa
Área total da cidade
Domicílios alugados ou cedidos
Domicílios próprios
Empregos formais
Habitantes com ensino fundamental completo e médio incompleto
Habitantes com ensino médio completo e superior incompleto
Habitantes com ensino superior completo
Índice de Desenvolvimento
Humano Municipal (IDHM)
Número de empresas
População com faixa etária entre 20 anos e 49 anos
Produto Interno Bruto (PIB)
Renda domiciliar
Renda per capita
Taxa de urbanização
Total de migrantes
FONTE: Secovi