Cidade chegou aos 200 anos como polo regional de ensino superior e de serviços de saúde. E há a muito mais na agenda positiva da comunidade.
Cachoeira do Sul, como qualquer município médio do Rio Grande do Sul, tem suas demandas cidadãs e há muito a ser conquistado para melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Entretanto, Cachoeira também é a terra natal que dá orgulho a seus filhos. Os problemas são muitos, os pessimistas não cansam de lembrar, mas os bons caminhos vêm sendo trilhados a ponto da cidade possuir hoje uma agenda positiva que dá esperança em crescimento e desenvolvimento social.
Cachoeira é um dos maiores polos regionais de ensino superior do Rio Grande do Sul, oferecendo desde campus privado, como a Ulbra, até ensino federal gratuito de qualidade trazido pela UFSM e UAB, passando pelo ensino superior estadual da Uergs. O Município oferece cursos de grande procura, como Agronomia, Enfermagem, Arquitetura e diversas Engenharias. Este polo possui potencial de atração para mais de 10 mil estudantes em uma década, contribuindo na geração de projetos, soluções científicas e mão de obras qualificada que os empreendimentos modernos exigem.
O complexo hospitalar do HCB, com seus centros regionais, investimentos tecnológicos e uma Escola de Saúde é um dos maiores orgulhos comunitários. Faz de Cachoeira do Sul um polo de prestação de saúde em todos os campos, incluindo clínico, laboratorial, fisioterapeuta e biomédico. Hoje o Hospital de Caridade e Beneficência é produtor de excelência médica e conquistou a posição de referência para o Sistema Único de Saúde em várias especialidades. Hoje, nenhum cachoeirense precisa se tratar de câncer fora de Cachoeira, tudo pelo SUS.
Uergs de Cachoeira do Sul: um dos pilares do polo de ensino superior regional em que o
municipio se tornou
Azeite premiado no exterior e pomares referência no estado: cultivo de oliveiras reforçou
Cachoeira no mapa do agronegócio gaúcho
Crédito: ROBISPIERRE GIULIANI