Este será o visual final da unidade fabril da Todeschini na Mineração depois que todos os acabementos estiverem prontos
Na localidade de Mineração, interior de Cachoeira do Sul, está instalada a nova planta industrial do Grupo Todeschini, que beneficiará madeira em um parque 100% automatizado e que exigiu um investimento de mais de R$ 100 milhões. Com maquinários de alta tecnologia adquiridos de países europeus, a Todesmade Indústria de Madeiras e Artefatos já é considerada uma das serrarias mais modernas do Brasil, com capacidade para produzir 98 tábuas por minuto.
A fábrica, que entrará em operação no início de 2021, terá capacidade para beneficiar até 16 mil metros cúbicos de toras por mês. Deste processo serão extraídos 8 mil metros cúbicos de tábuas de pinus e eucalipto, a maioria para exportação.O subproduto das tábuas (casca, farelo e lascas) será transformado em pallets, que são fragmentos de madeira compactados para uso em lareiras. Este produto será empacotado em sacos de 15 quilos cada e será direcionado ao mercado internacional. A produção será de 2,6 mil toneladas por mês.
São 20 mil metros quadrados de pavilhões e em maquinários, gerando 90 empregos diretos e linha de produção operando durante 24 horas por dia. As toras de pinus (90%) e eucalipto (10%) - a matéria-prima da Todesmade - virão da floresta que o Grupo Todeschini tem em Cachoeira do Sul, também na localidade de Mineração. O plantio foi iniciado há mais de 40 anos e a idade média das árvores é de 22 anos cada. São 11 mil hectares de floresta da Todeschini no município.
A Todesmade instalou-se em Cachoeira graças
aos incentivos oferecidos pela Prefeitura Municipal
Fotos: PATRICIA LOSS