Cachoeira do Sul aguarda para 2021 a efetivação por parte do Governo do Rio Grande do Sul da doação de uma área de 104,58 hectares do Porto de Cachoeira do Sul, que passará para a administração da Prefeitura Municipal. Os terrenos estão avaliados em R$ 2,3 milhões. O pedido de doação está em análise agora na Secretaria Estadual de Planejamento e deve ser liberado em 2021.
A doação permitirá que a Prefeitura ofereça partes do imóvel para a expansão industrial na cidade, tanto para investidores locais quanto para empresários de fora da cidade. Porém, enquanto a municipalização do distrito industrial do porto não sai do papel, seguem ofertadas pelo governo do Estado oito áreas para indústrias, com valores a partir de R$ 3,4 mil. A exigência de que os empreendimentos sejam exclusivamente industriais estão impedindo a concretização dos negócios.
OS CAMINHOS
As possibilidades do porto para Cachoeira
> 104 HECTARES
Doação de 104 hectares para criação de um distrito industrial. A área pertence ao Estado que avalia a sua doação para a Prefeitura, deixando de ter assim despesas com loteamento. Em conjunto com a doação da área do porto, pode ser comercializada definitivamente à Granol a área que a indústria já ocupa em Cachoeira do Sul desde que se instalou. A empresa tem uma cessão da área feita pelo Estado para operar no município.
> 24 HECTARES
Transferência da administração da área portuária de 24 hectares do Estado para o Município. É o chamado retroporto. Foi uma iniciativa do Estado bem-sucedida em Estrela que foi oferecido e aceita pela Prefeitura. O procedimento tramita na União.
Cais do porto jamais foi utilizado desde que foi entregue à comunidade, em 1998
Crédito: ARQUIVO JP
> 8 LOTE
Existem oito lotes que totalizam 7 hectares à espera de investimentos industriais e que são oferecidos à iniciativa privada a partir de R$ 3,4 mil. As exigências do Estado e o momento econômico não foram favoráveis para que surgissem interessados até o momento.
> HIDROVIA DO JACUÍ
A ativação do Porto é condição para a retomada da Hidrovia do Jacuí. Com a chegada a Cachoeira da empresa Pradozem, que assumiu os silos da Cesa às margens do rio, o tema ganhou força. A empresa está fazendo melhorias na sua estrutura para utilizar o rio para escoar grãos. Para a hidrovia do Jacuí ser viabilizada, são cobradas melhorias do Estado, como sinalização e dragagem do rio. O transporte hidroviário é mais econômico e de menor impacto ao meio ambiente.
Area portuária e area circundante ao Porto de Cachoeira, adiante do complexo da Granol:
possibilidade de ser transformada em uma nova frente de industrialização
Crédito: ROBISPIERRE GIULIANI