Índice de Desenvolvimento Sócio econômico de Cachoeira do Sul superou o Rio Grande do Sul na última medição.
O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) voltou a crescer em Cachoeira do Sul na medição de 2020, passando de 0,703 para 0,707 em uma escala de zero a um. O indicador é calculado pela Secretaria Estadual de Planejamento e refere-se aos dados de 2016. De 2015 para 2016 o aumento do Idese de Cachoeira foi de 0,56%, maior do que a média do estado, que foi de 0,36%.
O índice é formado por três subindicadores: educação, renda e saúde. Apenas no de educação a cidade obteve elevação de 2015 para 2016. O crescimento foi de 3,94%, compensando as quedas de 0,51% e 0,6% em saúde e em renda. Para chegar ao Idese de cada município o Estado soma a nota dos três indicadores e divide por três.
OS CRITÉRIOS
Em educação são considerados taxas de reprovação e notas de alunos em testes aplicados pelo governo federal nos estudantes de escolas públicas. No emprego, é levado em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) e a criação de vagas no mercado de trabalho. Finalmente, no segmento de Saúde pesam as taxas de mortalidade infantil e de crianças nascidas com baixo peso, entre outros índices.
Indice de Desenvolvimento Socioeconômico: Cachoeira do Sul voltou a crescer, mas graças ao índice de Educação
Crédito: ROBISPIERRE GIULIANI
O NÚMERO 12.143
Total de trabalhadores em Cachoeira do Sul que possuem hoje carteira assinada, levando em consideração os dados do Caged em outubro de 2020. Abril, o primeiro mês cheio da pandemia do coronavírus, segue com o pior desempenho do ano em Cachoeira do Sul, com 358 postos de trabalho fechados.
RADIOGRAFIAS
* Conforme o Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, em torno de 15% dos moradores de Cachoeira do Sul tem 65 anos de idade
ou mais.
* Este índice representa 12.330 idosos entre os 82,2 mil habitantes do município.