As 10 empresas que mais somaram valor adicionado fiscal no ano passado para o município.
Cinco indústrias, três supermercados e duas empresas que atuam no segmento comercial foram os 10 maiores geradores de valor adicionado fiscal em Cachoeira do Sul em 2019, segundo levantamento da Prefeitura Municipal. O VAF representa 75% do cálculo do índice de retorno de ICMS, principal fonte de receita dos municípios.
Somente estas 10 empresas foram responsáveis por R$ 221 milhões em valor adicionado fiscal, contribuindo praticamente com um quinto do valor total de Cachoeira, que girou na casa de R$ 1,2 bilhão nos anos de 2015, 2016 e 2017. A indústria Screw, gigante instalada na zona oeste da cidade que fabrica implementos para máquinas agrícolas, continua sendo a empresa que mais contribuiu para o retorno de impostos para Cachoeira do Sul. Estão no ranking também as três principais redes de supermercado da cidade, o Tischler, na segunda posição do ranking, seguido por Rede Super, em quinto, e o Imec, na oitava colocação.
VALOR AGREGADO
O VAF é o principal componente no cálculo contábil que determina quanto cada município gaúcho vai receber dos 25% de ICMS distribuídos pelo governo do Estado. Isso significa dizer que quanto melhor o desempenho das empresas cachoeirenses em agregar valor aos seus produtos, ou enriquecer seu produto para a venda, mais a cidade terá retorno em recursos públicos no caixa do Município.
O cálculo do retorno de ICMS é feito com informações referentes à média dos últimos dois anos e o Valor Adicionado Fiscal (VAF) tem o maior peso. Dados como população, área do município, número de propriedades rurais, produtividade primária, evasão escolar, mortalidade infantil e ações de parcerias com o Estado ajudam no somatório do que vai retornar em ICMS para os municípios.
O RANKING
Valor adicionado fiscal de Cachoeira do Sul.
1º Screw
2º Rede Tischler
3º Bianchini
4º Trevisan Alimentos
5º Rede Super
6º Jacob Calçados
7º Horbach
8º Supermercados Imec
9º Agro-pertences
10º Tritec
FONTE: Prefeitura Municipal
Industria metalmecânica Screw: parque fabril de implementos para máquinas agrícolas, gigante instalada na zona oeste da cidade,
é a empresa que mais contribui para valor adicionado fiscal do município
Crédito: ROBISPIERRE GIULIANI
RADIOGRAFIAS
* O Valor Adicionado Fiscal (VAF) reflete a vida econômica do município. Desde 2012, a liderança pertence a Indústria Screw. Apenas em 2015 a Screw ficou na segunda posição, ocasião em que foi ultrapassada pela gigante das oleaginosas Granol, impulsionada por leilões públicos de biodiesel.
* A Granol, depois de despontar na liderança do ranking do VAF desde sua inauguração em 2008 até 2011, com números que a projetavam como uma segunda Cachoeira do Sul em termos de arrecadação, pelo terceiro ano consecutivo não ficou nem mesmo entre as 100 maiores da cidade.
* Nos últimos três anos houve o crescimento da participação dos supermercados no ranking do VAF. No ranking de 2019, sem somar os CNPJs há nove supermercados entre os 30 primeiros: duas lojas dos supermercados Rede Super, duas da Rede Imec e cinco filiais da Rede Tischler. Quando os números de 2020 entrarem no cômputo a tendência será de crescimento dos super mercados, um dos poucos segmentos da economia que continuaram funcionando normalmente durante toda a pandemia do coronavírus.
* O setor de serviços não aparece na listagem em razão da forma de cálculo do VAF. O agroresponde por 48% do valor adicionado, mas como são 2.780 propriedades, não há um grande produtor que faça frente a estas 10 empresas do ranking.