Grande parte dos postos de trabalho gerados pelos gigantes do emprego são ligados diretamente ao agronegócio, setor que é um dos pilares da economia de Cachoeira do Sul. Dos 6.247 trabalhadores do grupo de gigantes, 1.960 estão em 20 empresas ligadas ao campo.
Além dos empregos gerados em propriedades rurais tradicionais, como a Estância do Chalé e a Agropecuária Coxilha Bonita, que investem na agricultura e pecuária, existem indústrias cachoeirenses que são ligadas diretamente ao agronegócio, como a Screw, fábrica especializada na produção de peças para máquinas agrícolas.
A indústria ainda possui empresas que beneficiam a produção do campo cachoeirense, como os engenhos de arroz da Treichel Alimentos e da Alimentos Trevisan. Na Pecanita ocorre hoje a produção e o beneficiamento de nozes pecã, contemplando toda a cadeia do fruto da colheita até chegar à mesa do consumidor.
MAQUINAS AGRÍCOLAS
Além disso, existe um comércio forte e gerador de empregos na cidade ligado diretamente ao agronegócio, com a venda de máquinas, peças e assistência técnica ao produtor, onde se destaca a Líder Tratores. Fora este grupo de grandes empregadores, da porteira para dentro o campo se fortalece com centenas de pequenas propriedades.
Dos 6.247 trabalhadores do grupo de gigantes, 1.960 estão em 20 empresas ligadas ao campo
Crédito:Robispierre Giuliani.