O número total de carros de passeio nas ruas de Cachoeira do Sul cresceu 60% em apenas 10 anos
Cachoeira do Sul possui um automóvel para cada 2,7% habitantes. Só nos últimos 10 anos, a frota de veículos transitando nas ruas cresceu 40%, segundo os últimos dados disponíveis, do Detran, correspondendo a 2018. Em 2009, o índice era de um carro para cada grupo de 4,5 moradores.
Em 2018, circulavam pelas ruas de Cachoeira do Sul um total de 30.321 carros, aponta o levantamento de frota feito pelo Detran. A população era estimada na época pelo IBGE em 82.547 habitantes em Cachoeira. Para ter uma ideia visual da quantidade de carros, se todos os da cidade automóveis fossem estacionados linearmente, a fila teria 121 quilômetros de extensão, iniciando em Cachoeira e chegando a Santa Maria.
Entre 2017 e 2018, o crescimento da frota de automóveis foi de 3,37% em Cachoeira. Isto projeta que para 2020, a frota tenha ultrapassado a 31 mil veículos. No comparativo de uma década, o aumento chega a 60%, se forem considerados apenas os carros de passeio.
Isso explica o motivo dos congestionamentos serem cada vez mais frequentes nos últimos anos na cidade, assim como a dificuldade de encontrar vagas para estacionar nos principais centros comerciais. Como a estrutura viária não acompanha na mesma velocidade a expansão da frota, as ruas acabam ficando saturadas. Para agravar ainda mais o problema, a cada ano mais cachoeirenses abandonam o transporte coletivo e investem em veículos próprios, como carros e motos.
ESTACIONAMENTO
Todavia, nem sempre o carro é um problema no trânsito. Ao sair À noite ou ir ao supermercado fazer compras, o cachoeirense raramente enfrenta problemas no trânsito. Isto ocorre, também, porque os novos investimentos estão prevendo em seus projetos grandes áreas de estacionamento, cada vez mais um diferencial para atração de clientes.