Tramita na Câmara Municipal projeto de lei que implanta o Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul, elaborado pela UFSM/Cachoeira. Entre as propostas está a reserva de pelo menos dois quilômetros de vias na zona urbana para uso exclusivo dos pedestres e ciclistas nos finais de semana a partir de 2022. Também implanta pelo menos dois quilômetros de vias no centro da cidade com limite de velocidade máxima em 30km/h até 2026. Inclui ideias modernas, como ciclovias, compartilhamento de bicicletas, engenharia de tráfego, acessibilidade e nova política para carga e descarga na zona urbana, além de estacionamento pago até 2022.
Uma das prioridades da mobilidade urbana de Cachoeira é abrir espaço para o uso de bicicletas,
ampliando o espaço para deslocamentos não motorizados
Crédito: Robson Neves
ONDE MORAM
Como se distribuem os cachoeirenses
ZONA URBANA
71.700moradores
25.018domicílios
ZONA RURAL
12.127 moradores
4.356 domicílios
>> Um plano para o crescimento urbano
2021 será o ano em que Cachoeira do Sul ganhará um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. A comunidade vem encaminhando sugestões sobre o que alterar no documento que prevê as regras sobre as construções de Cachoeira do Sul, como zoneamento (divisão da cidade em áreas industriais, comerciais, residenciais e mistas), altura máxima de prédios e recuo para calçadas.
O projeto de lei de atualização do Plano Diretor está sendo feito, desde 2019, por uma equipe de servidores do quadro técnico da Prefeitura em parceria com professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira. Acontecerão ainda duas audiências públicas para coletar propostas finais.