O melhor desta terra é o cachoeirense
INCLUSÃO
Considerada uma das mais importantes instituições de Cachoeira do Sul, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que mantém a Escola Ponche Verde, atende portadores de necessidades especiais. Outra entidade, a Associação dos Familiares e Amigos do Down, tornou Cachoeira referência em inclusão para o Brasil. A cidade foi pioneira em colocar alunos com necessidades especiais em classes regulares de ensino. Isso ajudou na recente conquista, o Centro Macrorregional de Atendimento ao Autista. Hoje, Cachoeira mantém em várias escolas salas multifuncionais para ajudar na educação da pessoa com deficiência.
VOLUNTARISMO
O trabalho voluntário é um dos motivos de orgulho da comunidade cachoeirense. Sem ele, muitas obras e até instituições teriam dificuldades em funcionar, como o Asilo Nossa Senhora Medianeira, o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e as entidades que atendem menores, entre outras. Na cidade, há clubes de Lions e de Rotary com grandes contribuições para os cachoeirenses. Nesse grupo também estão a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) e projetos ligados às igrejas cristãs e evangélicas da cidade.
ARBORIZAÇÃO
No momento em que o planeta avalia seu futuro ambiental, Cachoeira do Sul orgulha-se de ser uma cidade verde, uma das mais arborizadas do sul do Brasil. Vista do alto, a cidade confunde-se em meio às árvores que delineiam suas ruas, praças e parques. A cobertura vegetal da área urbana, aliada a outros fatores, como a proximidade do Rio Jacuí, favorece o clima e a excelente qualidade do ar respirado pelos cachoeirenses.